ID JOVEM – COMO VIAJAR DE GRAÇA!

ID JOVEM (IDENTIDADE JOVEM): COMO VIAJAR DE GRAÇA! Ah, viajar! Se é uma das formas de gastar dinheiro que mais vale a pena, já imaginou viajar DE GRAÇA? Conhecer outros estados, outras culturas, d...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

ID JOVEM (IDENTIDADE JOVEM): COMO VIAJAR DE GRAÇA!

Ah, viajar! Se é uma das formas de gastar dinheiro que mais vale a pena, já imaginou viajar DE GRAÇA? Conhecer outros estados, outras culturas, desse brazilzão de meu Deus? De graça mesmo, você duvida? É um DIREITO previsto na LEI que criou o Estatuto da Juventude. Claro, não é pra todo mundo. Mas muita gente tem direito e nem sabe, nem usa a Identidade Jovem pra viajar de graça. Fica aí de olho que eu te mostro quem tem direito e como funciona pra poder pegar uns busões e sair por aí, tudo na faixa!

Fala meu amigo, bom demais da conta? Bão demais é viajar, não é mesmo? Conhecer pessoas novas, expandir a mente, sair do nosso mundinho, da bolha que o Facebook nos prende (já reparou que, na sua linha do tempo, aparece praticamente só as coisas que você gosta e conhece)? Tio Mark quer agradar você, e a gente fica achando que o mundo é só aquele pedacinho de realidade que a gente acredita e conhece.

E se tem um tipo de gasto que até nós, os chatos dos Educadores Financeiros, costumamos ser flexíveis é gastar em viagens (dentro do seu orçamento, é claro)! Isso porque, se você compra uma coisa muito legal, uma roupa da hora… A felicidade vai embora na mesma velocidade que veio. É igual tomar refrigerante: vem o pico de alegria (no caso, o açúcar), e daqui pouco tempo você nem lembra mais daquele sentimento. E se você não tomar cuidado, seu cérebro vai querer cada vez mais daquele momento de alegria.

Mas viajar é diferente. As memórias do momento podem ficar na sua cabeça (ou no Facebook) pra sempre.

Pois é, e então se você pudesse viajar de graça, hein?

A Lei n. 12.852, de 05 de agosto de 2013, que institui o Estatuto da Juventude, garante duas vagas DE GRAÇA nos ônibus Interestaduais para os jovens de baixa renda. E o que isso quer dizer, quem tem direito na verdade? Vamos destrinchar cada uma dessas coisas da lei:

  • Duas vagas. Isso, são duas vagas de graça em ônibus COMUM, viajando de um estado para o outro. Muitas empresas tentam burlar a lei (ah vá, no Brasil tem isso?), trocando o status do ônibus quando ele cruza uma fronteira de estado, como mostrou uma reportagem da Record. Virou de estado, o mesmo ônibus deixa de ser comum e vira executivo, olha que chique hein? Promoveram o busão.
Recomendado: As 7 Melhores Contas Digitais para 2018

 

E tem duas pegadinhas aqui: o de graça pode não ser EXATAMENTE de graça, porque se tiver pedágio no caminho e taxa de embarque, essas você tem que pagar. Mas ainda assim vale muito a pena, porque pode dar menos de 10% do valor da passagem.

O outro detalhe, que a matéria também mostra, é que as empresas de ônibus dão o migué na cara dura, dizendo que o “ID JOVEM” já está esgotado em todos trechos. Em algumas destas empresas, é só você usar essa palavra mágica que só falta dizerem que o próprio ônibus não existe mais.

E aí a recomendação é que você bata o pé: a lei diz inclusive que é OBRIGAÇÃO da empresa emitir um documento explicando a recusa. Caso der alguma zebra, você pode inclusive denunciar no site da ANTT ou pelo telefone 166.

E se acabar estas duas vagas na viagem que você precisa? Daí a lei determina que existam OUTRAS duas vagas, com desconto de 50% sobre o valor da passagem, também para o ID JOVEM.

  • E o que quer dizer Jovem? Não vale jovem de 80 e poucos anos, como dizia a música do chaves. Pra se encaixar no ID Jovem, você precisa ter a idade entre quinze e vinte e nove anos.
  • E finalmente, o que quer dizer “baixa renda”? Sua família precisa ter renda mensal de até dois salários mínimos, e ser inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – o CadÚnico.

E como você faz pra ter acesso a estas viagens de graça? Você tem que gerar a Identidade Jovem, baixando o app Id Jovem na sua loja de aplicativos.

Logo de cara, ele pede pra você o NIS, o Número de Identificação Social.

Se você não sabe onde obter o NIS ou não tem ainda o seu, é só clicar aqui. Mas basicamente, se você já não está inscrito nos programas assistenciais do governo, você pode procurar o CRAS (que é o Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade.

Só não deixa pra solicitar o seu NIS muito em cima da viagem não, porque algumas pessoas relataram que demora um tempo até que um novo NIS seja reconhecido pelo sistema.

Aí, na hora de comprar o seu bilhete e também no embarque, você mostra o seu celular com a identidade jovem, junto com um documento com foto.

O legal é você imprimir pra evitar dor de cabeça, vai que não tem bateria no celular ou dá algum outro problema, não é?

A empresa pode conferir a sua id jovem através de outro app, o ID JOVEM – Promotor, mas lembrando que isso é opcional: as empresas NÃO PODEM negar o seu direito se não ela não conseguir verificar.

Pouca gente sabe é possível viajar de graça, não sabem que existe a Identidade Jovem. Então eu já deixo um apelo aqui pra você: compartilha esse vídeo com seus amigos, pra que mais pessoas tenham acesso a este conteúdo!

Lembrando que faz parte do ID JOVEM também os benefícios de meia entrada em shows, teatro, cinema e eventos esportivos.

E se você gostou e não quer perder nenhuma dica legal, já aproveita pra se inscrever no canal também, clicando bem aqui, ó.

Um abraço pra você, cuide bem do seu dinheiro (bora viajar?) e tchau!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!