O PESADELO DA CASA PRÓPRIA!!!

Casa Própria vale a pena? Já que imóvel SEMPRE valoriza, a Casa própria é um bom investimento, não é verdade? Será que vale mesmo a pena ter a casa própria? Hoje, no Dinheiro com você! Fala ...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Casa Própria vale a pena?

Já que imóvel SEMPRE valoriza, a Casa própria é um bom investimento, não é verdade? Será que vale mesmo a pena ter a casa própria? Hoje, no Dinheiro com você!

Fala meu amigo, bom demais da conta?

O tema de hoje que é POLÊMICO demais da conta! Brasileiro e casa própria: parece que nasceram um pro outro! Vamos falar bastante disso nesse vídeo!

Se você gosta de coisas boas pro seu dinheiro, dois detalhes antes. Já deixa seu like pra fortalecer nosso trabalho e se inscreve no canal pra não perder nenhuma novidade legal pro seu bolso.

E também tem uma promoção legal pra você, o desafioinvestidores, você já se inscreveu? Muitos seguidores aqui do canal estão me falando que já ganharam, não acredito que você não se cadastrou ainda! Vai lá e não esquece de escolher o Dinheiro Com Você como seu tutor, pra dar aquela fortalecida básica pro movimento aqui!

Chega de conversa! Bora pra polêmica! Casa própria vale a pena ou não?

Vamos começar pelo imponderável, pelos fatores emocionais ou psicológicos da coisa. Se você não abre mão de ter uma casa do seu jeito, com jardim de inverno, lareira, quartos milimetricamente calculados e planejados… Onde é que você vai achar a casa exatamente do jeito que você quer, hein? Ganhar na loteria ia ser mais fácil.

A questão principal é ver o que pesa mais: o seu bolso acompanha a grandeza do seu sonho? Você realmente tem condições de ter uma casa, ou de bancar um empréstimo, por digamos, 30 anos? Você pode chamar até gostar de chamar a sua casa de própria, mas ela vai estar alienada ao nome do banco… Será que é sua mesmo? Para de pagar pra você ver o que acontece, se o banco não toma ela de você.

Essa cultura da casa própria começa quando você se casa. Quem casa quer casa! Quem nunca ouviu isso, que atire a primeira prestação!

Aí você tem vários problemas. Primeiro que o casal pode não ter a sua reserva de emergência, que a gente tanto fala aqui no canal, a grana para as dores de barriga da vida. E aí, na hora do piriri, de onde o casal tira o dinheiro? Provavelmente de empréstimos, ou deixando de pagar as parcelas da casa – e aí vai acabar ficando sem a casa também.

E o pior: O FGTS, que poderia ser usado pra apagar o incêndio financeiro da sua vida, quando você é mandado embora, por exemplo, foi justamente o dinheiro que foi usado pra dar a entrada no referido imóvel…

Outro problema bem grave, e que eu tenho a ousadia de falar pra você: estatisticamente falando, eu sei, é duro de aceitar: é mais provável que o casamento dure menos que o tempo do financiamento do imóvel. Enquanto os financiamentos costumam durar 25 anos em média, de acordo com o IBGE, os casórios duram 15 anos só. Uma diferença de 10 anos aí que o casal vai ter que se virar pra continuar pagando, mesmo estando separados…

Ainda pros casais jovens, que adquirem a casa logo na empolgação do matrimônio. Você entra naquela do momento atual, tudo é festa! E esquece que a família vai crescer, as coisas vão mudar. Aquela casa pequenininha e aconchegante, que parecia ser a casa dos sonhos para duas pessoas, pode virar um pesadelo com a casa cheia de filhos, cachorro, gato, papagaio…E ainda pode ser um carma conseguir vender o imóvel financiado ainda.

A casa própria tem um problema também de te prender em um lugar. Quando eu estou em São Paulo eu fico pensando: mas gente, não é só combinar de quem tá indo pra lá, trocar de casa com quem tá vindo pra cá?

As vezes você fica aí felizão que comprou um AP legal, perto do seu trampo. E acontece, claro, os empregos duram menos ainda que os casamentos. E aí lá vai você, de um lado pro outro, gastando várias horas do seu dia no trânsito, só pra chegar e sair do trabalho.

Chegamos então no ponto crucial: mas a casa própria é investimento! Porque valoriza né, então cai no conceito de investimento, que é colocar a grana agora e aumentar lá na frente. Hum, será? Primeiro que não tem nenhuma lei escrita em pedra que garanta que seu imóvel vá se valorizar. Duvida? Olha aí na prática, com o índice FIPEZAP provando, que os preços atuais dos imóveis estão iguais, há 3 anos.

fipezap casa própriaSe você acha que isso não é perder, olha um exemplo. Vamos imaginar que você investiu 100 mil reais em um imóvel há 3 anos. Só pela inflação, você perdeu 20%, ou seja, 20 mil reais –  já que o preço continuaria o mesmo. E aí, cadê a falácia (gosto dessa palavra) de que imóvel valoriza sempre, que sempre é um bom negócio? Quedê, hein?

Mesmo quando a sua casa própria valoriza, pensa o seguinte: a mesma força “sobrenatural” que age sobre a sua casa própria, valorizando-a, vai teimar em agir também no outro imóvel que você pretende mudar. Ou achou que era só do seu lado que aumentava? Quer capinar sentado, né? Hum!

No futuro, é mais provável que a casa própria atual seja dada como entrada para se conseguir uma casa maior e melhor, do que vender a casa pra morar em uma pior, não é verdade?

Conclusão final e psicológica? Bom, não é que eu não estou dizendo pra você não comprar a sua casa própria. Só digo para você não fazer sem planejamento, muito menos só pra chamar de sua (até porque não é, até você terminar de pagar). Não esquece também que casa própria não gera renda, aliás é o contrário: pode ser um passivo importante, porque tem custos de reforma, IPTU, manutenção…

Mas você precisa pesar aí como que fica a sua situação, se o aluguel que você paga é caro… As vezes não, em muitos casos o aluguel é bem baixo, e aí PODE SER que vale a pena pra você.

Mas só você sabe e pode decidir sobre o que é melhor pro seu dinheiro! E faz com calma, sem essas falácias aí, esses ditados populares que não levam a nada – e deixam a bomba pra você.

Não dá pra considerar casa própria como um “investimento imobiliário”. Pra isso você teria que ter mais de um imóvel, além daquele que você mora. Ou, se a grana for curta, você pode estudar os fundos de investimento imobiliários, onde dá pra investir em imóveis, mesmo com pouca grana.

Gostou do vídeo? Quer saber mais desse assunto? Por exemplo o tema da minha casa minha vida – ou seria minha casa minha dívida? Deixa seus comentários aqui pra gente! E fica com a gente, se inscreve no canal, clicando bem aqui!

Um abraço pra você, cuide bem do seu dinheiro, e fui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!