Como fugir da POUPANÇA? Onde investir?

A poupança nunca foi lá grandes coisas, e agora que cortaram as "pernas da tartaruga", o que não era tão bom ficou pior. Veja então as alternativas! :)

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo

Está sabendo que a poupança não rende legal né?

Mas onde então investir o nosso rico dinheirinho? Existe vida além da poupança?

Você viu o vídeo que falei da queda da poupança (clique aqui)? Ela já não tinha aquele rendimento… E ainda agora, que cortaram as pernas da tartaruga, ficou ainda pior! A poupança tá rendendo menos ainda…

Então, onde podemos investir o nosso rico dinheirinho, rendendo mais e sendo tão seguro como a poupança?

Existem várias opções, num universo chamado de renda fixa. Esse nome “renda fixa” é muito ruim: não é porque a renda é “fixa” que ela não vai variar!

Na Renda fixa você vai emprestar o seu dinheiro para alguém (como um banco ou o governo), sendo que você já sabe, antes de investir, qual deve ser o comportamento esperado do rendimento do seu dinheiro.

Isso é bem diferente do que acontece com o mercado de ações, por exemplo, onde você pode, do nada, perder tudo o que investiu.

Só lembrando algumas coisas: esse conteúdo aqui não é uma recomendação de investimento, ok? E em alguns desses investimentos, você só vai conseguir investir se tiver uma conta em alguma corretora de valores. Portanto, nada de preguiça! É fácil e rápido, e você pode fazer pela internet. E o último aviso: cuidado com a liquidez! Não invista em produtos com o prazo incompatíveis com a data que você pode precisar daquele dinheiro, beleza?

Alternativas para a Poupança

O primeiro investimento de renda fixa é o Tesouro Selic, que a gente viu no vídeo da queda da poupança. Também já falamos de tesouro direto em outros conteúdos do canal (dá uma olhada aqui).

No Tesouro direto, você vai emprestar seu dinheiro para o governo, e ele te paga os juros em cima disso. Rende mais que a poupança e é mais seguro que a Poupança.

Outro investimento que você pode fazer é nos CDB´s, onde você empresta dinheiro para os bancos. E para quê o banco te paga para isso? Porque ele pega o seu dinheiro e empresta, com juros MUITO, MAS MUITO maiores, para quem tá precisando de dinheiro!

Fala verdade, tem negócio melhor no mundo? Ganhar juros em cima do dinheiro dos outros? E tem banco que consegue quebrar ainda, olha só a incompetência!

Mas tem um segredo: os bancões costumam pagar pouco, principalmente se você tiver pouco dinheiro. E tem um motivo: eles te vendem segurança. É muito difícil um bancão quebrar. Mas, você sabe, isso pode acontecer SIM! Então, com pouco risco, fica menos dinheiro no seu bolso.

Mas e os bancos pequenos? Eles costumam te pagar bem mais, porque o risco de quebrarem é maior do que um banco grande. Mas calma, existe um seguro para te proteger dessa possível quebra: tanto o CDB (de qualquer banco) como os investimentos que a gente vai ver daqui pra frente, todos tem um seguro: o Fundo Garantidor de Crédito! Vulgo FGC.

Com funciona o Fundo Garantidor de Crédito

Funciona assim: se o banco quebrar, o FGC te devolve a quantia que você tinha aplicada, incluindo os rendimentos até a quebra.  Isso até o limite máximo de R$ 250mil em cada banco que você tiver conta.

Então, o negócio é pegar o CDB do banco que estiver mais quebrado, porque ele vai te pagar mais, é isso? Hum, você costuma deixar o carro aberto, só porque ele tem seguro? Não né, porque tem um monte de dor de cabeça no processo. Leva tempo e dá trabalho.

É a mesma coisa com o FGC: ele pode demorar algum tempo para te pagar. Precisa ser feita uma auditoria no banco, para verificar a situação financeira dele. E se acontece de você precisar do dinheiro exatamente depois da quebradeira? Aí lascou!

Então, nada de escolher o banquinho mais ferrado pra contratar o CDB. Você pode ver a situação financeira de todos os bancos no site do Bancodata.

Letras de Câmbio

Apesar de ser chamada de Letra de Câmbio (ou simplesmente LC), ela não tem nada a ver com moedas ou dólares. A LC é bem pouco conhecida. Funciona quase como um CDB, mas não é um produto do banco e sim das financeiras, como a Fininvest e a Crefisa.

Como vantagem, a LC pode te pagar mais, afinal, você já deve ter pensado que o risco de uma financeira é maior que o de um banco, certo? Mas também tem garantia do FGC! As desvantagens são que a LC pode possuir carência e exigir valores maiores para investir.

Letras de Crédito Imobiliária e do Agronegócio

São bem parecidas. Na LCI – Letra de crédito imobiliária, o dinheiro que você empresta vai para o financiamento de imóveis. Já na LCA, que é a Letra de Crédito do Agronegócio, você deve imaginar, seu dinheiro vai para esse setor.

Do mesmo jeito, na LCI e na LCA você vai receber juros por emprestar o seu dinheiro. Mas o que tem de diferente? É que não paga imposto de renda! Isso mesmo!

Existem LCIs que pagam ótimos retornos, como por exemplo 90% do CDI. Mas pode ser que você precise aplicar mais dinheiro e por mais tempo por lá.

É bom você olhar também a saúde financeira de quem você está investindo, seja o banco ou a financeira. LCI e LCA também tem garantia do FGC, mas é bom não abusar.

Hora de agir

E aí, pronto para fugir da poupança? Espero que esse vídeo seja o start pra você começar os seus estudos sobre como investir o seu dinheiro. Não invista a não ser que você tenha certeza que entendeu tudo, beleza?

Deixe seu e-mail e whatsapp na página principal! Enviaremos para você nosso conteúdos gratuitos para você aprender a cuidar melhor do seu dinheiro e de um modo divertido!

Um abração e até mais! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!