CURRÍCULO PERFEITO para conquistar o emprego dos sonhos

O que será que as empresas realmente procuram em um currículo, hein? E mais: como dar um tapa no seu currículo, e então deixar o “bichão” irresistível, daquele jeito que dá vontade ...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

O que será que as empresas realmente procuram em um currículo, hein? E mais: como dar um tapa no seu currículo, e então deixar o “bichão” irresistível, daquele jeito que dá vontade até de imprimir e pendurar na parede da sala?

Quer saber como fazer o seu currículo pra você capturar aquela vaga que tanto sonha, e ainda baixar um modelo pra você preencher, tudo de graça? Então vem comigo que aqui você não perde, meu amigo!

Seu currículo tá bão demais ou tá “meia bomba”? Bóra tirar a “naftalina” do seu currículo e deixar o “trem” modernoso, bonito, lustroso? Vamos passar uma boa impressão pra quem está querendo te contratar? Porque é justamente pra ISSO que serve o currículo.

A empresa não quer errar no processo de contratação, porque isso sai muito caro pro bolso dela. E como na fase do currículo a empresa não sabe nada de você, então ela vai acabar lendo nas entrelinhas. Às vezes vai entender até o que você não quis dizer…

Você pode perder a vaga por dizer o que não deve e até esquecer de colocar alguns pontos muito importantes no seu currículo.

Mas fica tranquilo que desse mal você não morre, meu amigo. Então leia até o fim, porque vai ter as dicas quentes e um modelo de currículo pra você baixar e mandar super bem no processo de seleção!

Vamos ver um modelo simples e objetivo, no entanto melhor que uns trocentos currículos que eu já recebi na vida. E veja bem: tenho experiência, hein? São mais de 18 anos que eu tenho uma indústria eletrônica…

Informações Cadastrais

A gente começa com as suas informações cadastrais. O que então colocar? Nome da mãe, dá vó, do cachorro? Bem, antes disso… O título não deve ser “currículo” ou “curriculum vitae”. O título deve ser o seu nome, beleza?

Não coloque número de documento, data, assinatura, nome de familiar, se é fumante ou não. E pelamor: só coloque foto se a empresa pedir. Uma vez uma candidata me mandou o currículo com uma foto dela, montada no cavalo! Realmente foi inesquecível. Só que a vaga não ficou pra ela.

O que realmente precisa estar no seu currículo: Nome, Endereço, Cidade, CEP, Telefone e Email. Se quiser, o seu LinkedIn também.

Duas outras coisas que você só deve se preocupar em colocar se a empresa pedir: pretensão salarial (lá no final do seu currículo) e carta de apresentação (se a empresa não pedir, não precisa fazer).

Objetivo

Depois dos seus dados cadastrais, a gente vai para o “objetivo”. Pra mim, esse é o ponto MAIS IMPORTANTE do currículo. Até por isso que vem na frente dos outros campos.

E aqui já mora um problema, porque ou a pessoa não coloca objetivo no currículo, ou coloca algo que não tem nada a ver com a vaga. Sim, é isso que você tá entendendo mesmo. Tem que fazer um currículo pra cada vaga que você for se candidatar. Aliás, só adaptar já está de bom tamanho.

Ah, mas dá um trabalhão mexer no currículo! Bicho, se você tá com preguiça de abrir o Word ou Google Docs e dar umas dedadas no teclado… Vai ser difícil achar um emprego.

Esse “desleixo” fica evidente para o recrutador. Quer um exemplo? Descrição da Vaga: Almoxarife. Aí o sujeito coloca no currículo: “trabalhar em qualquer área disponível”. Você é um pato? É que o pato voa, nada, corre, mas não é bom em nenhum deles, certo?

Ou você simplesmente não teve o trabalho de abrir o “diacho” do Word e colocar “Atuar como Almoxarife” no campo “Objetivos”? Qual impressão você quer que o entrevistador tenha de você, hein?

Outra coisa, principalmente para vagas em empresas maiores: o entrevistador vai ter “trocentos” currículos na mesa dele. Então, POR FAVOR, não coloque mais de uma linha no seu “objetivo”.

Outro ponto fundamental: quantas páginas deve ter o currículo? Se você está começando a sua carreira, uma folha, UMA única para o seu currículo, está bão demais. Se você já tem uma bagagem profissional, até duas tá valendo. No entanto, NADA justifica você ter mais de duas folhas de currículo.

Ali é pra estar só a “nata”, o “supra sumo” do que a empresa precisa saber de você. O seu “livro de biografia”, você pode deixar pra lançar num outro momento, não no currículo.

O próximo campo é opcional, mas eu acho que cai bem pra muitas vagas.

Perfil Profissional

Se o campo “objetivo” serviu pra mostrar que você quer aquela vaga específica, aqui no “perfil” você vai mostrar POR QUE você seria esse “cabrón” aí.

A ideia é você colocar aqui um resumão das suas qualificações, principalmente se a vaga tiver tudo a ver com você. Aqui você tem que ser EXTREMAMENTE objetivo e racional. Para uma vaga de gerente de projetos, por exemplo, seria bom colocar no perfil: “Profissional com 10 anos de experiência na gestão de projetos de Infraestrutura predial“.

Agora um pedido, de amigo: pelamor, NÃO coloca nada relativo ao seu comportamento não! Ousado, proativo, inteligente, organizado, cheiroso… Já percebeu que no currículo e na lápide do cemitério não tem um homem ruim? Então deixa pro entrevistador encher você de elogios, ou de outros adjetivos menos nobres, na hora da entrevista.

Bom, agora chegou a hora de você mostrar que você tem história pra contar.

Experiência Profissional

No campo Experiência Profissional, comece colocando o emprego mais recente e siga da mais recente para a mais antiga. Pra cada emprego seu é importante que você coloque: nome da empresa e cargo que você desempenhou. Se teve mais de um cargo, crie um novo bloco, tá?

Coloque o período que trabalhou nesse cargo e uma breve descrição do que você fazia naquele trampo.

Dica do milhão: pensa aí o que você poderia fazer de diferente e especial para aumentar o LUCRO da empresa ou diminuir os CUSTOS? Coloque isso na descrição da sua experiência profissional, porque isso vai fazer os olhos do recrutador crescerem.

Detalhe: não coloque o motivo de você ter saído do emprego anterior. Deixe isso pra entrevista de emprego, se for perguntado. E se você quer saber como responder essa pergunta nebulosa e várias outras, como “quais seus pontos fracos”, recomendo que veja esse vídeo (clique aqui).

Outro ponto tenso dessa parte de Experiências Profissionais é que vão olhar o INTERVALO entre um emprego e outro. E aqui tem duas ‘tretas”:

  1. Se você ficou pulando de galho em galho, por exemplo, a cada 6 meses, vai pegar mal. Vão achar que você adora um seguro desemprego. E você acredita que tem gente que quando arruma um emprego, tem a “cara de pau” de pedir pra não ser registrado, só pra não perder o seguro? Então jamais peça isso pra um entrevistador, por favor!!!
  2. Se você pular um intervalo de tempo, ou seja, não colocar uma determinada experiência profissional, aí o entrevistador já pensa: “será que ele quer esconder algo?

Esse é o tipo de coisa que, mesmo com um currículo bem feito, a gente não consegue mascarar. Outra coisa é a sua trajetória profissional. A empresa já bate o olho e consegue ver se a sua carreira está estagnada, ou se você está evoluindo…

E falando em evoluir, o negócio é estudar, né? Chegamos então no campo “formação”.

Formação

Assim como no campo da experiência, comece pela sua formação mais recente. Então coloque o nome do curso, da instituição e a data de conclusão. Não precisa colocar o curso primário, ok? E se você tiver faculdade, não precisa colocar o ensino médio.

Outra dica: o recrutador vai checar seus estudos, a sua evolução profissional, e vai pensar: “será que esse candidato continua melhorando, progredindo? Ou se formou e acha que não precisa aprender mais nada?”

Algo que ajuda a mostrar que você busca ser um profissional melhor, é você mencionar que fez cursos adicionais. Você pode colocar os seus cursos extras no campo de “informações complementares”, ou chamar de “formação extracurricular”.

Informações Adicionais

É neste campo que você coloca todos os cursos extras que você fez, presenciais ou online. Pode ainda, opcionalmente, mencionar se você fez algum trabalho voluntário ou até mesmo algumas referências pessoais. Mas você pode optar por falar sobre estes pontos na entrevista pessoal, sem prejuízos.

Agora é o momento dos idiomas.

Idiomas

Se você se dá bem com outros idiomas e a vaga exige esta proficiência, você pode optar por deixar esse campo mais acima no seu currículo. Isso porque, pra algumas vagas, este pode ser um fator decisivo pra a contratação.

Não precisa dizer que você fala bem português no seu currículo, ok? Aliás, costuma ser pré-requisito falar e escrever bem o Português. Inclusive, depois de terminar o currículo, faça uma BOA revisão de concordância e gramática. Peça para alguém revisar pra você. Isso vale a pena, porque a angústia do entrevistador em ver um erro “medonho” no currículo, pode fazer ele desistir de você imediatamente.

Para descrever os idiomas no seu currículo, faça assim: divida cada um em três categorias (leitura, escrita e fala). Pra cada uma dessas categorias, mencione se você tem conhecimentos básicos, intermediários, avançados ou fluente. Só não vale mentir (em nenhum ponto do currículo).

Por fim, umas dicas finais pra você arrasar no currículo.

Dicas Finais

Quanto ao design, exceto se a vaga for pra uma empresa “moderninha” ou pra designer gráfico, evite os excessos no design. A fonte deve ser preta e se necessário, no máximo uma segunda cor, como azul, como é o caso nosso modelo sugerido pra você baixar (clique no botão):

Procure utilizar fontes NEUTRAS de texto, tipo Arial, Verdana, Calibri. Nada de fontes engraçadinhas, ok?

Atenção também ao seu endereço de e-mail. Nada de gatinha10@gmail.com ou voumostrarqueeusoutigrao@hotmail.com. Eu já recebi uns desse tipo, e foi “game over” para o candidato.

Cuidado com suas redes sociais. Tá tudo legal por lá? Organizadinho, discurso de paz e amor? Ou empoeirado, cheio de ódio, palavrão e meme? Se você não respeita ninguém nas redes, só fala palavrão, curte conteúdos “duvidosos”… Cuidado, porque sua reputação conta muito para o recrutador.

Confira o seu LinkedIn e deixe tudo atualizado. Inclusive, você pode até colocar o link no começo do seu currículo. Quanto às outras redes sociais, geralmente as empresas vão dar uma olhada para procurar mais informações suas por lá. Então é bom que encontrem coisa boa.

Bem, é isso. Desejo sucesso! Um grande abraço pra você e cuide bem do seu dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!