Ganhar um salário mínimo por mês sem trabalhar?

Onde e quanto você precisa investir para ganhar um salário mínimo por mês? Sem trabalhar, ou trabalhando bem pouco, hein? Que tal botar a sua máquina de fazer dinheiro pra funcionar?! Isso é ren...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Onde e quanto você precisa investir para ganhar um salário mínimo por mês? Sem trabalhar, ou trabalhando bem pouco, hein? Que tal botar a sua máquina de fazer dinheiro pra funcionar?!

Isso é renda passiva meu amigo dinheirudo! Grana entrando na sua conta, sem você ter que trabalhar.

Quem nunca sonhou, né? Será que isso tá distante da sua realidade ou é só questão de calibrar os motores aí do seu dinheiro?

Pra gerar renda passiva, antes você precisa ter dinheiro pra investir. E pra isso, ou tem que trabalhar – triste realidade!  Ou não né? Sempre tem aqueles mais afortunados, com o privilégio de receber uma herança, um prêmio, ou qualquer outra bolada que venha parar na sua mão.

E por incrível que pareça, a maioria dessa gente perde tudo rapidinho. Se fosse um inscrito aqui do nosso canal, isso jamais iria acontecer. Jamé!

Mas se não é você que nasceu com o fiofó virado pra lua, e aí num tem jeito. Vai ter que trabalhar duro primeiro, pra juntar uma grana. Aí sim, colocar essa grana pra gerar mais dinheiro. Beleza. Mas não vamos fugir da pergunta!

Quanto eu preciso juntar ou ter, pra começar a ganhar um salário mínimo por mês? Aí depende de onde você vai aplicar a bufunfa.

Eu vou deixar duas sugestões pra você, que terminam se desdobrando em outras duas, beleza?

Então, na prática, são quatro. Pra qualquer uma delas, vale a regra de ouro, meu amigo: só dá pra pensar em multiplicar depois de proteger. Nada de saltar direto para os investimentos se você ainda não tem o seu pé de meia, o seu colchão financeiro, combinado?

Tipos de investimento para ter mil reais todo mês

O primeiro tipo de investimento pra você conhecer são os Fundos Imobiliários. Dá pra ser dono de shopping, com apenas 100 reais! Não sei porque, já que os shoppings tão tudo fechado no momento da quarentena. 

Se você não entende nada de FII’s, fica tranquilo que tem uma playlist exclusiva lá no canal. É só clicar aqui.

Basicamente quando você compra cotas de um FII, é como se você estivesse comprando um pedacinho de um imóvel. E isso te dá o direito de receber um pedacinho do aluguel desse imóvel.

Esse aluguel, na verdade, se chama dividendo. E a rentabilidade desse dividendo chama DIVIDEND YIELD ou DY.

A gente adora usar termos da gringa… Acho que é pra tentar ser chique. Nem português tamo falando direito, imagina no English.

Então, pra gente fazer um salário mínimo com Fundos Imobiliários, é só a gente fazer umas continhas pra saber quantos cotas de FII a gente precisa ter.

Mas tem um problema. O DY de cada FII varia e tem FII com 0,4% de Dividend Yield ao mês, por exemplo. Existem outros com 0,9%!

Vamos ser conservadores, e considerar um DY de 0,5% ao mês. E a conta mágica é essa: pega mil conto e divide pelo rendimento, que é 0,005 neste caso.

O resultado nesse cenário, você teria que ter 200 Mil Reais investidos em FII, pra ter um salário mínimo de renda passiva.

Assustou com o valor? Calma, leia até o final, que tem um jeito bem mais barato e acessível para nós meros mortais. E assim ter um “salarinho” de bandeja todo mês.

A gente só tem que lembrar que o DY de um mesmo FII, também varia. Então, isso aqui é pra você ter uma ideia de valores, beleza?

A segunda sugestão deriva da primeira: imóveis para alugar. Tem duas coisas que a gente esquece: construir um imóvel quase sempre fica mais barato que comprar um pronto. E você ainda toca a obra no seu ritmo.

A outra coisa é que imóvel pequeno tem melhor rentabilidade de aluguel que imóvel grande. Então, refinando a dica, uma opção é investir na construção de kitnets.

O povo mais metido fica chamando de Studio. E eu gosto de chamar de “pombal” (fica tudo apertadinho, de ladinho ou um em cima do outro).

Aqui na minha cidade, consigo comprar um terreno de 100m2 por uns 50 Mil Reais. Consigo construir 2 kitnets de 35m2 cada, com uns 80 Mil. Vamos separar mais uns 10 Mil pra outros custos com documentação e tal. O total da obra fica em torno de 140 Mil Reais de investimento.

Consigo alugar cada um por meio salário mínimo, o que dá uma rentabilidade mensal de uns 0,7%. É bem diferente de apertar uns botões e comprar umas cotas de FII. No caso você ter as dores de cabeça de erguer um imóvel… Os riscos também são diferentes. Mas funciona.

A terceira forma pra gente investigar são as Ações de empresas na Bolsa de Valores. Muitas delas pagam os famosos dividendos, e também os JCP, que são os Juros Sobre Capital Próprio. É uma espécie de distribuição dos lucros para os acionistas. Só que tem uma coisa bem diferente dos FII…

Enquanto os Fundos Imobiliários precisam distribuir 95% dos lucros semestrais aos cotistas, as empresas com ações listadas na Bolsa, não tem essa obrigação.

Se o conselho administrativo da empresa entender que é melhor reinvestir os lucros, em vez de distribuir, paciência. Assim será!

Mas olhando para o retrovisor, temos empresas que costumam ser boas pagadoras de dividendos. Um exemplo, é a holding do Itaú (ITSA4), aliás, todos os bancos aqui no Brasil costumam pagar dividendos generosos. Empresas de infraestrutura também (de energia, saneamento, telecomunicações).

Tem um monte delas, como a gente pode ver neste artigo do André Rocha no valor investe, das ações que estão pagando mais dividendos em 2020. 

Levantamento Valor Investe – Maiores Dividend Yield 2020

Só não vai olhar só dividendos não, hein? Esse é só um dos critérios fundamentalistas. Eu usei vários outros critérios para escolher as ações que eu comprei nesta crise, se você não viu quais empresas eu comprei, só ver neste vídeo do canal.

Só que as ações são bem mais voláteis. O preço oscila muito mais que as cotas dos FII. E claro, isso afeta a rentabilidade dos dividendos. Como o ideal é ter uma cesta com várias ações pagadoras de dividendos, vou ter que fazer novamente uma estimativa, beleza?

Se a gente tivesse uma carteirinha com apenas essas três empresas deste tipo, Itau, Bradesco e Taesa. Olha como teria ficado a rentabilidade no ano de 2019:

Itaú S.A. teve 9% no ano, ou 0,72% se a gente mensalizar. Bradesco teve 5,38% ao ano, ou 0,44% ao mês. Taesa teve 7,34% ao ano, ou 0,59% ao mês.

A média delas ficou em 0,58% ao mês. Então, nesse exemplo, pra ter o equivalente a uns mil conto por mês… A gente precisaria ter investido na faixa de uns 171 Mil Reais.

Mas se a gente tivesse feito a mesma coisa escolhendo Petrobras, Eletrobras e Klabin, aí a gente precisaria ter investido uns 300 Mil. Bem diferente, não é? Com ações, a coisa fica mais, digamos, emocionante.

Veja que a gente tá falando aqui só de dividendos, não de valorização das ações, tá? Que é outro jeito de ganhar no mercado acionário, mas aí você tem que vender as suas ações. O raciocínio é o mesmo para os FII´s, diga-se de passagem.

Mas será que tem jeito de garantir o sonhado milão sussegadão, sem precisar ser ricão? Hum, continua até o final, que não vai ter decepção!

Que tal uma lojinha de roupas, de eletrônicos, ou de qualquer outro produto de FÁCIL armazenamento e transporte, pra revenda? Pode ser um negócio digital também, se você entender dos paranauê…

Ah, William, mas eu quero é renda passiva! Ficar sem fazer nada mesmo, coçar o saco até sair bolha! 

Sim, eu sei que você é um grande apreciador da arte de não se fazer nada.  A dica é pra você mesmo!

A ideia aqui é você ser o investidor, e arrumar um sócio pra ser o vendedor e administrador. Você entra com a grana, e ele com o trabalho.

O atendimento pode ser em domicílio ou nas empresas, pra vocês não terem que alugar um ponto comercial. E a propaganda pode ser feita por panfletos ou anúncios na internet, segmentados somente pra sua cidade ou bairro.

Vou dar um exemplo de revenda: Calças jeans. Isso mesmo, bem específico. A ideia é simplificar tudo o que der.

Vamos focar em um lucro de 50% em cada peça. Se a média de cada calça custar 80 Reais pra vocês, elas vão ser vendidas por 120 Reais, dando 40 de lucro.

Supondo que vocês combinem R$ 2 mil por mês pro seu sócio, que vai colocar a mão na massa, e você fica com um salário mínimo. Sem fazer nada. 

Se vocês venderem 75 calças por mês, vão conseguir levantar essa grana, e manter o dinheiro pra repor o estoque.

Olha as continhas aí, pra você dizer que eu não tô mentindo!

Simulação de vendas de calças jeans!

Seu sócio vai ter que vender de 3 a 4 calças por dia. Uma meta bem razoável, né? Dá até pra dobrar a meta. E se não der, a gente dobra de novo. (Dilmei)

Claro que tem mais custos na história, impostos, etc. Mas você pegou a ideia. Nesse caso, depois que o investimento inicial já for feito, pra cada 6 mil reais em calça que você compra, mil volta pro seu bolso. 17% de lucro ao mês, fala a verdade! 

Por isso que a gente fala que o que dá dinheiro no curto prazo, é trabalho, não investimento no mercado financeiro. Mesmo que seja o trabalho do seu sócio!

Até porque, se tiver algum investimento financeiro te prometendo esses 17% ao mês aí, garantidos… Fuja para as colinas!

Falando em trabalho… Você já sacou que algum trabalho você vai ter que fazer, em qualquer uma dessas 4 opções não é? 

Sua carteira de Fundos Imobiliários vai precisar de revisão e talvez ajustes, de tempos em tempos.

Gerenciar o recebimento dos aluguéis dos kitnets, e resolver alguma manutenção ou problema de vez em quando, também faz parte do jogo.

Sua carteira de ações pagadoras de dividendos precisa ser vigiada mensalmente. Isso toma tempo, principalmente se tiver que fazer trocas e ajustes. Então um trabalhinho vai rolar mesmo.

Agora pra finalizar, tem a sugestão bônus, pra quem não quer ter nenhum trabalho. É investir no Tesouro Selic e ser um rentista. Só que a vida desse povo ficou sofrida de uns tempos pra cá…

Em 2019, os juros, ou a acumulada, foi de 5,95%. Só que, meu amigo, o mundo não é bonito assim não. Não adianta crescer de um lado e apanhar de outro. Você não pode gastar todo o seu rendimento.

O inimigo dele está na espreita, que é  a inflação, medida pelo IPCA, que  foi de 4,31% em 2019. 

Então, se a gente já subtrair o IPCA, a rentabilidade anual real do Tesouro Selic, foi de 1,57%. 0,13% de lucro real por mês.

Ou seja, meu amigo, pra ter mil reais por mês, na renda fixa do Tesouro selic. Você precisaria ter R$768.728,41 . 

Quem diria, que um aspirante a milionário, consegue apenas um salário mínimo, se for viver de juros da renda fixa, hein? Entendeu porque eu dei as 4 sugestões anteriores?

Tudo bem que este ano tá melhor, inflação tá lá em baixo… Mas o banco central já tá coçando o dedo pra reduzir a selic de novo. Como se a gente fosse um país de primeiro mundo, olha aí que beleza. Ah, o real quase que não tá apanhando do dólar esses dias, soca a mão, BC!

Mas esse já é assunto para um próximo vídeo lá no canal. Incluindo o polêmico tema: imprimir dinheiro. Que é o que se tem falado e assombrado muita gente por aqui, em terras bananais.

Te interessa esse tema, quais os impactos disso pro seu dinheiro? Então escreve aqui em baixo!

É isso aí. Se você já tá fazendo renda passiva de outras formas, ou tem outras ideias, deixa aqui nos comentários também! E bóra fritar a cabeça, pra fazer o dinheiro trabaiá pá nóis!

Tudibão, e cuide bem do seu dinheiro. Tchau!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!