Inflação, SELIC, IPCA e CDI

Inflação, SELIC, IPCA e CDI Bem vindo ao nosso segundo vídeo da série: “Tesouro Direto em 1 Minuto!”. Não viu o primeiro vídeo? Clica aqui. Por que será que o governo precisa do nos...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Inflação, SELIC, IPCA e CDI

Bem vindo ao nosso segundo vídeo da série: “Tesouro Direto em 1 Minuto!”. Não viu o primeiro vídeo? Clica aqui.

Por que será que o governo precisa do nosso dinheiro, se ele mesmo tem a impressora hein? Inflação. Quando o governo gasta demais, a economia fica inflada (de dinheiro). E com mais dinheiro no bolso, as pessoas correm pra gastar.

Só que não tem estoque de produtos na prateleira, tudo vai ter que ser produzido “a toque de caixa”. E de uma hora pra outra, tudo custa mais caro: horas extras de funcionários, conta extra de energia, demanda por matéria prima… Não tem jeito.

Então, com o dinheiro que o governo pega de você, ele gasta novamente. Como esse dinheiro já estava na economia, não tem problema de inflação, que é medida pelo IPCA.

O governo empresta dinheiro pagando como juros a taxa SELIC, que costuma ficar acima da inflação – senão não teria porque você emprestar seu dinheiro, né mesmo? Pra facilitar, você pode considerar o CDI, que é uma taxa dos bancos, como sendo o mesmo valor da SELIC.

Quando a inflação tá alta, o governo aumenta a SELIC, as pessoas param de gastar e a inflação cai. Só que é um remédio caro, a economia deixa de girar. Quando a inflação cai, o governo pode diminuir o remédio que é a SELIC, e os juros ficam mais baratos para comprar, produzir e financiar.

Clica aqui para ir par a o próximo vídeo: A gente vai falar de Títulos Prefixados!

Um abraço e até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!