Liberação do seu FGTS: como consultar seu saldo do FGTS?

Dinheiro à vista! É o FGTS liberado pra você! O governo resolveu dar mais uma mãozinha para a economia. E para isso, ele vai dar uma “graninha” pra você gastar. Quer dizer, a grana j...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Dinheiro à vista! É o FGTS liberado pra você! O governo resolveu dar mais uma mãozinha para a economia. E para isso, ele vai dar uma “graninha” pra você gastar. Quer dizer, a grana já é sua.

Mas será que compensa? Vale a pena retirar seu FGTS? E onde gastar hein? Ou seria melhor aplicar esse dinheiro, se você for mais sagaz, hein? Afinal, qual é o melhor destino pra sua “grana” do FGTS?

Vai rolar a “festa” da liberação do FGTS 2019

Só que você já viu, né? O dono da festa é… O Governo! Na hora de ficar com a nossa grana, aí é na hora, na fonte! Mas pra devolver algum “caraminguá” pra gente…

Aí o governo vira um baita de um “mão de vaca”, cheio de burocracia. Além de fazer a festa com o seu dinheiro, ainda tem que ser do jeito dele.

E como todo mão de vaca, vai liberar só um “cadinho”. É só para seus olhinhos darem uma brilhada de leve, enquanto você solta aquele sorriso amarelado e diz triste “só isso?”

A festa é do tipo “pré-pago”. Só vai poder participar quem já tem grana lá no FGTS. Claro, né? Se você não tem, assim como eu…. Pode ir tirando seu cavalinho da chuva. Vamos ficar chupando o dedo mesmo.

Para você que tem grana no FGTS, aguenta aí que já que a gente explica como consultar seu saldo.

Antes disso, vamos entender o que é o FGTS.

O que é o FGTS

Tem muita gente que não faz ideia do que seja, significa ou como (e para quê) ele funciona. A sigla vem de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

O FGTS é uma espécie de “poupança forçada” do trabalhador. O dinheiro que fica neste fundo é pago pelo seu patrão. Mas não se iluda. Não é um extra. É parte do seu salário, dinheiro que deveria estar no seu bolso…

A administração do FGTS fica por conta do governo federal. Então é de se esperar que o funcionamento e propósito não seja lá essas coisas.

Todo mês o empregador, mais conhecido como “seu boss” ou a “mala” do seu chefe, deposita 8% do seu salário numa conta da Caixa Econômica Federal.

Isso tem que acontecer até o dia 7 de cada mês. Se não acontecer, então fica esperto. Seu chefinho pode estar tentando dar um “balão” em você (e no governo)…

Enquanto você não saca esse dinheiro (porque o governo faz de tudo para você não sacar), ele é usado pelo próprio governo. O objetivo é financiar projetos de habitação popular, saneamento e infraestrutura.

Sim, meu amigo. Você é o banco das empreiteiras! Já tinha pensado assim sobre o FGTS?

Quando posso sacar o FGTS?

O “paizão verde-amarelo” segura a sua grana na maior parte do tempo. Só que tem algumas situações de “clemência”, onde você pode e tem o direito de sacar o seu FGTS.

Quando você é demitido, sem justa causa, ou se você vai comprar o seu primeiro imóvel (e cuidado com esse assunto de comprar um imóvel… Dá uma olhada aqui neste link que você vai entender).

As Outras situações de saque do FGTS, até então, eram em caso de doença grave ou de aposentadoria.

Só que, repetindo, nem todo mundo tem direito ao FGTS. Se você trabalha com carteira assinada, se é empregado doméstico ou atleta profissional, por exemplo, você tá dentro.

Se você é trabalhador individual, autônomo ou não possui um emprego formal, então tá fora, campeão. Mas não fica triste não, porque FGTS não é lá essas coisas pra você.

Tamanho e rentabilidade do FGTS

Para o governo sim, o FGTS é grande coisa. Grande mesmo! Pra você ter uma ideia, dá uma olhada nesse gráfico, que mostra o lucro do FGTS que fica disponível para o governo federal utilizar.

Lembrando que esses “numerozinhos” aí estão expressos em bilhões de Reais (eu disse BILHÕES). Em 2017, deu a bagatela de 12,5 Bi de lucro, meu amigo:

FGTS - Dinheiro Com Você

Dá pro gasto esse lucro aí, né? Agora o que fica para você, aí são outros 500… Essa “poupança FGTS” rende pouquíssimo pra você. Ou melhor, na maior parte do tempo dá prejuízo…

A regra de rentabilidade do seu FGTS “presidiário” é simples: juros de 3% ao ano + taxa TR. Ops! Só que a TR tá ZERADA desde Setembro de 2017…

Então, o rendimento anual do seu FGTS fica sendo somente 3%. Uma “@osta”! Só nos últimos 12 meses a inflação medida pelo índice IPCA ficou em 3,37%.

Na prática, você perdeu nesse período 0,37% do poder de compra do seu dinheiro, que ficou parado no FGTS. Sendo um pouco mais claro pra você: deixar o seu dinheiro no FGTS é o equivalente a rasgar dinheiro!

Mesmo quando a TR não estava zerada, foram POUCAS vezes que o rendimento do FGTS superou a inflação.

Comparação FGTS, IPCA e CDI

Dá uma olhadinha nesse outro gráfico. Ele compara o rendimento do FGTS, do CDI (aquele que remunera algumas contas digitais, como a Nuconta) e a inflação pelo IPCA:

FGTS - Dinheiro Com Você

Seu FGTS, aqui na cor AZUL, só toma ferro. Apanha mais que tapete em dia de faxina.

Olha quantas vezes o FGTS levou surra da inflação… Isso ocorreu quando a linha azul ficou abaixo da linha vermelha. Quase todos os momentos, na verdade. Nem vamos falar do CDI, a linha verde, porque aí é covardia.

De 1999 a 2014, o dinheiro que você tinha no FGTS perdeu simplesmente 88% do poder de compra. Isso significa ter tirado uma Petrobrás inteira das nossas contas. E sobraria um troco de 50 bilhões, de caixinha ali. Tem base?

Em resumo, seu FGTS tem uma forte tendência de dar prejuízos se ficar lá paradinho. Por outro lado, rende que é uma beleza para o governo…

Então, bomo mesmo é você arrancar seu dinheiro todo de lá, na primeira oportunidade que você tiver. E eis que agora está chegando uma delas… Só que você não vai conseguir tirar tudo não…

Como consultar o seu saldo do FGTS

Agora chegou a hora de você aprender como consultar o saldo do seu FGTS. Será que você tem uma grana “encarcerada” lá na Caixa Econômica Federal? Ela é que guarda esse seu dinheiro.

Para consultar, você pode acessar o site da Caixa ou pode baixar o aplicativo do FGTS.

App FGTS - Dinheiro Com Você

Se for usar o site da Caixa, é só clicar aqui

No site é possível acessar usando o CPF e também o número PIS, que é a mesma coisa do NIS. No APP só funciona com o número do NIS, e nem todo mundo tem isso à mão.

Se você bate ponto, tem no seu famigerado papelzinho do ponto. É só colar de lá. Logo que acessar o site da Caixa, vai ter uma tela assim:

FGTS CAIXA - Dinheiro Com Você

Se for a sua primeira vez, você terá que cadastrar sua senha. Digite seu CPF ou NIS, selecione o “tipo de credencial” (CPF ou NIS) e clique ali em baixo em “Cadastrar/Esqueci Senha”.

Vai aparecer o contrato de prestação de serviços ao cidadão. Se você gostar do que leu, clique no botão “Aceito”. Em seguida, preencha os dados que forem solicitados até finalizar tudo.

Com seu cadastro feito, volte na tela anterior, digite seu CPF ou NIS e sua senha. Agora, no menu, clique no item FGTS e depois EXTRATO:

FGTS Extrato - Dinheiro Com Você

Então você terá acesso a todos os seus extratos do FGTS. Se você trabalhou locais diferentes, terá vários extratos sendo mostrados. Basta somar o saldo de todos eles para saber o quanto você tem lá.

O que se sabe sobre a liberação do FGTS

Até o momento da publicação deste texto, estava rolando alguns rumores sobre o assunto. Comunicação não é o forte do nosso governo. Um fala uma coisa, o outro vai lá e desmente o desmentido… Tá fácil não.

Já era para esse assunto estar bem claro para todos, mas o governo decidiu adiar mais pouco, porque liberar o saque do FGTS significa deixar de investir em habitação popular, saneamento e infraestrutura.

A ideia do governo é injetar dinheiro na economia. Ele conta que você vai gastar seu dinheiro e isso vai criar um ciclo de consumo que favorece muita gente. Girar a roda da economia, como dizem por aí.

Mas isso tem que ser feito de um modo que também não atrapalhe a boquinha dos setores que hoje já contam com esse dinheiro. Por isso é  bem provável que você não irá poder sacar TODO o seu dinheiro.

As propostas para saque do FGTS

Estas são as propostas em estudo (repito, até o momento da publicação desse texto):

  • A 1ª seria liberar apenas um saque, PARCIAL, de contas ativas e inativas do FGTS. Isso teria efeito na economia apenas este ano.
  • A 2ª, bem mais interessante, seria o trabalhador poder sacar TODOS OS ANOS, no mês do seu aniversário, uma porcentagem do saldo de suas contas do FGTS.

Aí sim, hein? A festinha se transformaria numa festa de aniversário, para você curtir ano após ano! E lembra de me chamar, porque lembra, né? Meu saldo no FGTS tá zerado… 🙁

Seja a 1ª ou a 2ª opção, é bem provável que você possa sacar pouco. Os rumores dizem que se você tiver até 5 mil na sua conta, vai poder sacar 35%, ou seja, até R$ 1.750.

Se tiver até 10 mil, poderá sacar 30%, ou seja, até R$ 3.000. E por aí vai. Mas ainda é tudo especulação: as regras definitivas provavelmente serão informadas nos próximos dias. Então fica de olho grande!

Conclusão

A gente espera duas coisas com isso: que o plano dê certo e a economia do país dê uma “esquentada”, porque o trem tá feio. E espero que você tenha muito dinheiro para sacar! 🙂

E saca de verdade mesmo, sacou? Porque o rendimento do FGTS é ridículo, como a gente viu. Então não compensa deixar o seu dinheiro moscando lá.

E não se esquece disso aqui, ó: seja RESPONSÁVEL no uso do seu dinheiro. Se você tem dívidas, minha sugestão é que você use esse dinheiro para renegociar ou quitar. Prioridade na sua vida: “pregar o pé” nas dívidas!

Se tiver com suas contas em dia, que tal INVESTIR para realizar aquele seu sonho?

Mas se você não entende nada de investimentos, clica aqui para você aprender o passo a passo para você investir do zero, do jeito que eu queria ter aprendido desde o começo.

Um abraço pra você e cuide bem do seu dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!