Sem juros do Financiamento no cartão, vai acabar?

E agora?! Vamos pagar mais então com esse fim do parcelamento sem juros do cartão? Não é bem assim, e vou te explicar o porquê nesse vídeo.

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Sem juros: vão acabar com o parcelamento “de graça” no cartão??

Ah, não é possível! Consumidor no Brasil só se ferra memo né?! Querem acabar com o parcelamento sem juros do cartão de crédito? Num pode sê! Ah não, aí já é demais! Coisa que não dura é bateria de celular e felicidade de pobre, né?

Fala meu amigo! Bão demais da conta? Se viu que as empresas de cartões agora querem acabar com o tal do parcelamento SEM JUROS?? Eita nois, eh pra cair o fiofó da bunda, não é? Vamo analisar esse negócio direito. Mas antes, já deixa seu like pra incentivar o trabalho do Dinheiro com Você e se inscreve no canal!

Então, meu amigo! Querem acabar com o sem juros na hora de comprar parcelado! Que vai ser dos vendedores, que adoram falar isso pra gente né?

Não tem desconto a vista Sr., porque o parcelamento não tem juros.

Na nova proposta, veja só você, vai ser oferecido um crediário pra você, quando vc quiser parcelar uma compra no cartão. Antes não tinha juros, agora vc vai ter que pagar se quiser parcelar. Um absurdo né mesmo?

Hum, Só que não. Nunca teve parcelamento “sem juros”. Pra poder parcelar pro cliente no cartão, o dono da loja paga uma taxa para a empresa que opera a maquininha de cartão, o chamado adquirente. Apesar de parcelar pro cliente, geralmente o dono da loja vai precisar do dinheiro bem antes. E esse adiantamento tem um custo… Isso sem contar os riscos do cliente não pagar, os custos da operação… Tudo está embutido na taxa que o comerciante paga para a maquininha.

Parcelamento sem juros, se existisse, seria a mesma coisa que rasgar dinheiro. Ninguém empresta dinheiro sem juros. Ué, mas eu vi, tem lá: A geladeira custa Mil reais, em 10 vezes sem juros de R$100! Ah, tá… O que rola é um migué do vendedor: ele coloca, embute as taxas no valor das parcelas. Apesar de o produto não custar mil reais a vista coisa nenhuma, pro discurso ficar bonito ainda, o vendedor não dá desconto a vista porque o parcelamento é “sem juros”.

Estranhamente, em muitas destas lojas de parcelamento sem juros, se vc pagar no boleto tem desconto.  Em vez de mil, você paga R$900 pagando a geladeira no boleto. Ué, mas não era sem juros?? É uma bizarrice isso, que acaba camuflando os juros e desestimulando as pessoas a comprarem com o próprio dinheiro, ou seja, pagar à vista. Vc não vê os juros, o que poderia ser inclusive ilegal: já que, pra todo parcelamento, o estabelecimento deveria informar as taxas de juros. E quando o vendedor não te dá o desconto pra comprar essa geladeira a vista, ele tá embolsando os 100 reais pra ele!

Agora, se aprovadas as mudanças, o jogo fica mais claro. Pra pagar parcelado, vc vai VER os juros que vc vai ter que pagar. Vai estimular as pessoas a verem que pagar a vista vale mais a pena. E não dá a chance do vendedor dar o migué e negar o desconto pra quem paga na hora.

A proposta é bem mais justa, e separa bem as coisas: se você quer comprar uma calça jeans, o lojão do shopping te vende só a roupa. Se vc quiser parcelar, vai contratar o financiamento, que é um outro produto e tem um PREÇO. Tudo muito claro e justo. O vendedor não vai poder colocar o custo do financiamento e negar o desconto a vista – isso é venda casada, na verdade.

Ainda na nova proposta, o comerciante vai receber mais rápido (em 5 dias), contra 30 dias que são praticados atualmente. Ou seja, é boa pros comerciantes também, que por outro lado, estão com medo de perder vendas com a nova proposta. Ué, mas não foram eles mesmos que acostumaram errado os consumidores, dizendo que os parcelamentos no cartão não tinham juros?

Na verdade a medida é boa pra todo mundo. Mas com certeza vc vai escutar gente por aí reclamando de que acabou o “sem juros”. Essa reação, na verdade, pode impedir que a proposta vá pra frente, por medo de muita gente não entender direito as mudanças. Coisa de Brasil, onde tem gente que comemora direitos como o contribuir pro FGTS, que é um roubo que confisca do dinheiro dos trabalhadores e faz que ele tome porrada da inflação.

Gostou do vídeo? Deixa seu joinha e compartilha com seus amigos.

Um abração pra você, cuide bem do seu dinheiro, e até mais. Tchau!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!