Delegar o SEU DINHEIRO à outra pessoa (Gerente ou Assesor): compensa?

Esse negócio de deixar o seu dinheiro na mão dos outros, você acha que funciona? Seguir os conselhos maravilhásticos do seu gerente de banco… Investir através de outras pessoas, como um ass...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Esse negócio de deixar o seu dinheiro na mão dos outros, você acha que funciona? Seguir os conselhos maravilhásticos do seu gerente de banco… Investir através de outras pessoas, como um assessor de investimentos, ou melhor: um agente autônomo de investimentos?

Será que existe almoço grátis, estes caras querem o mesmo que você, ou seja, o melhor pro SEU dinheiro? Ou é mais rentável estudar e investir sozinho? Dúvida Cruel hein?

Opa, bão demais da conta?

Rapaz, no começo da minha carreira de Educador Financeiro eu já fui mais cricri, sabe? Eu achava que a tarefa de cuidar do seu dinheiro é importante DEMAIS para ser delegada a outra pessoa. EU achava que só você poderia dar o destino correto para o seu dinheiro, ou na pior das hipóteses, assumir os riscos de uma besteira aí que você tenha feito.

E esse é o justamente o ponto. Que você PODE conseguir lucros maiores do que quando tem intermediários no caminho, isso é verdade. PODER, PODER, pode mesmo. A questão é se você vai conseguir!

Hoje eu tenho ciência que não é todo mundo que tem a disposição de estudar. Demorou pra cair a ficha aqui, né? E não só, tem que ter gosto pela coisa também, de matemática, juros, de acompanhar a economia… Claro que não é todo mundo que vai estar nessa vibe, ligadão nos investimentos aí.

Imagina que sua avó recebeu uma pensão, uma grana extra. Você acha mesmo que seria um bom conselho pra veia, mandar a coitadinha estudar, acompanhar a SELIC, investir em ações?

Muito provavelmente, se ela se aventurar nessa empreitada doida aí, vai acabar fazendo besteira com o coitado do dinheiro dela.

E aí que entram os intermediários: gerentes de banco, assessores de investimento…

Você pode até falar:

ah, mas estes caras ganham em cima da gente!

Ah vá, é memo? Ou você achava que não, trabalhavam de graça pra você?

Errado mesmo é você achar que o gerente ou seu assessor é seu brother, que trabalha movido a ar.

Infelizmente, não tem almoço grátis. Estes intermediários são VENDEDORES DE SERVIÇOS FINANCEIROS. E não tem problema você usar intermediários, DESDE QUE você saiba que este é o custo que você está pagando, um naco da sua grana.

Tudo na vida a gente paga OU com TEMPO OU com DINHEIRO. Pra investir sozinho, você gasta TEMPO. E eu incentivo mesmo que você pelo menos tente, vale a pena! E a gente do Dinheiro Com Você tá aqui justamente pra te guiar neste caminho.

Pra quem não tem a mínima condição ou vontade de investir sozinho, vai ser obrigado a deixar parte do seu dinheiro (em forma de taxas ou comissões) com os intermediários. Nesse caso, você vai estar pagando com dinheiro mesmo!

E o que a gente pode dizer dos Gerentes de Banco e dos Agentes Autônomos de Investimento?

Vamos começar pelo nosso malvado favorito, o seu gerente de banco. Vai dizer que você não sabia que ele ganha comissão em cima da sua grana? E o pior, quase sempre pra te empurrar umas porcarias como título de capitalização – que é uma boa maneira de rasgar dinheiro inclusive, em troca de um sorteio de um prêmio que você não vai ver nem o cheiro.

Imagem meramente ilustrativa 😉

Ou quando você precisa aumentar o limite do cartão, e o gerentão só faz se você levar um seguro de vida pra casa! Legal demais né?

No caso dos gerentes de bancos, esse conflito de interesses é mais evidente. Ou seja, você e o banco querem receber rendimento em cima do mesmo bolo de dinheiro, ou seja, o seu. O Banco querendo empurrar produto ruim e você querendo produto bom, certeza que vai dar é ruim mesmo né?

Melhor seria se você achasse alguém de confiança, um consultor financeiro, que te cobrasse uma taxa fixa pra te ajudar – independente do produto que você vai usar. Você pagaria pelas horas dele, exatamente como você faz com o dentista ou com uma garota de programa, digo, médico.

Outra modalidade de se investir através dos outros são os agentes autônomos de investimento. Também são pessoas, ou empresas, que tem uma corretora por trás e ganham um percentual sobre o seu dinheiro.

Embora possa variar bastante, existe uma estimativa que eles ganhem entre 0,8% e 1,1% sobre os ativos dos clientes, ou seja, sobre o dinheiro que é investido através deles. Outras fontes colocam esta remuneração entre 0,6% e 1,5% de todo o dinheiro que o assessor capta. Esse dinheiro é parte da comissão que a corretora recebe, por estar vendendo, por exemplo, um CDB de um banco através de sua plataforma.

E qual a diferença do agente autônomo de investimentos pra gerente de banco? Bom, se você tiver um assessor ruim, ele vai te indicar os produtos que geram mais rendimento pra empresa dele mesmo. Em vez de pensar no bolo de dinheiro que o cliente tem, um mau agente autônomo pode te indicar produtos que geram mais retorno pra corretora e pra ele. E claro, não é todo assessor que vai te mandar buscar um produto que ele não tenha na carteira da corretora, você há de convir comigo.

Claro que existem muitos profissionais corretos e dedicados, que são focados em manter o cliente no máximo tempo possível – e não ganhar bem UMA vez só. É uma relação de confiança, e como eu disse em outro vídeo, vendedor bom é vendedor recorrente.

Nesse caso, o negócio então é você buscar um bom agente autônomo de investimentos. Você pode consultar o registro dele no site da CVM. Aconselho duas coisas também: peça opiniões sobre o profissional para outras pessoas, pra outros clientes.

E também ajuda conhecer pelo menos o básico de investimentos, pra ter condições de entender o mínimo sobre onde o seu dinheiro vai estar aplicado. Claro que é função do agente explicar pra você, mas a decisão final é sua. E como é o SEU dinheiro que está em jogo, não custa nada ficar esperto, não é? Aliás, pode custar é muito caro se você não ficar de olho!

Quando o assunto é investimento, dá uma olhada aí se você prefere pagar com DINHEIRO ou com seu TEMPO. Cada um tem um lado: Cuidar por conta própria é mais trabalhoso, e você gasta um ativo que, ao contrárIo do dinheiro, NUNCA MAIS VOLTA que é o seu TEMPO.  Dinheiro você pode até recuperar, mas TEMPO já era.

Às vezes as pessoas podem optar por terceirizar as decisões sobre dinheiro, porque o TEMPO delas é muito valioso. Ganham mais dinheiro com o próprio tempo de trabalho, a hora deles trabalhando compensa as taxas e comissões dos intermediários no caminho. É uma opção sim!

Mas posso te garantir que cuidar VOCÊ MESMO do seu dinheiro vale muito a pena! E como a gente tenta mostrar aqui no Dinheiro com Você, pode ser até divertido!

Ah, falando nisso, bora se juntar a gente se inscrevendo no canal, se você pensa assim também!

Mas se realmente você não tem condições de tocar o barco dos investimentos sozinho, tudo bem, procura um bom assessor. E é pra DELEGAR, não pra DE LARGAR o cuidado com o seu dinheiro não, hein? Embora a decisão final ser sua, você pode entrar em algum investimento aí, sem saber direito pra onde seu barco tá indo.

E é isso! Um grande abraço pra você, cuide bem do seu dinheiro (ou de quem vai cuidar dele, o que requer ainda mais cuidado!) e tchau!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!