BANCO INTER ASSUME VAZAMENTO PELA PRIMEIRA VEZ!

Banco inter assume vazamento pela primeira vez Vídeo rapidinho pra te deixar atualizado sobre a situação do vazamento dos dados dos clientes do banco inter. Você que é inscrito aqui no canal acom...

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Banco inter assume vazamento pela primeira vez

Vídeo rapidinho pra te deixar atualizado sobre a situação do vazamento dos dados dos clientes do banco inter.

Você que é inscrito aqui no canal acompanha desde o começo os desdobramentos desta treta maligna toda. O banco sempre negou o vazamento. Agora parece que o jogo mudou, não é mesmo? Em novo comunicado, o banco inter assume vazamento pela primeira vez, por parte de uma pessoa autorizada a atuar em seus sistemas. Um funcionário, talvez? E agora, como é que fica, hein?

Fala meu amigo, bão demais da conta?

Não tem fim a treta com o banco inter, não é mesmo? Tá feia a coisa! Se você não viu, tá tudo aqui pra você conferir. Ou fica aí, porque como eu sou brother, vou fazer um power resumo aí de poucos segundos, pra você entender como tava a situação e como está ficando agora.

O Tecmundo anunciou o comprometimento dos dados de vários clientes do banco. O banco inter disse que era uma notícia “inverídica” e que não havia “qualquer comprometimento da segurança do Banco”. Disseram que a notícia tinha o único objetivo de “prejudicar a reputação do banco”. Até dizer que era crime divulgar falsas notícias eles fizeram. Segura essa ameaça aí!

Aí o Ministério Público entrou na jogada: abriu uma ação civil pública para que o banco inter pague 10 milhões em indenização por danos morais, justamente pelo vazamento dos NOSSOS dados. Isso mesmo, porque o certo é isso né? NOSSOS dados que supostamente vazaram, e a grana vai pro governo. Xique demais né? Só que não.

Mesmo depois disso, a postura do banco era sempre a mesma, negando, negando, negando. Só que no dia 14 de agosto, num comunicado para nós, clientes do banco, a coisa parece que começou a mudar. Pela primeira vez, o banco inter assume vazamento, só que de baixo impacto – seja lá o que o banco queira dizer com isso.

Vou ler só a parte da novidade da história. Se você é correntista, acessa aí a sessão “Minha Segurança” que você vai ver esse comunicado na íntegra.

 

“Acredita-se que pessoa autorizada a atuar em nossos sistemas tenha quebrado o seu dever de sigilo, sua ética profissional e as regras do nosso Código de Conduta e, após tentativa frustrada de nos extorquir, divulgou, sem autorização, algumas informações relativas a pequena parcela de nossos clientes à época.”

Essa foi a primeira vez que o banco cita o caso. Veja que é bem parecido (ou exatamente assim, que, sabe?) como o relato do hacker John, que na época o tecmundo revelou:

Um funcionário do banco foi inconsequente durante seu trabalho e, através deste erro, conseguimos entrar dentro (entrar dentro?) de sistemas do banco e copiar os dados.

Tem uma inconsistência aqui. O banco diz que o funcionário tentou coagir o banco. Então o John era funcionário? Ou não tem Jão nenhum?

Mas de acordo com próprio hacker, o ataque veio com o descuido de um funcionário. Hum, tá estranha essa parada aí. Mas o que importa até aqui é que essa é a primeira vez que o banco assume vazamento dos dados de clientes. Mas continuam negando que houve ataque cibernético externo.

E aqui já vai um recado, pra você que comentou “ah, eu acredito no banco inter” e colocou um monte de coraçãozinho na frente. Viu no que deu? Ah, sempre pra deixar claro: o produto do banco inter é fantástico, um dos melhores do Brasil. A gente fez um vídeo sobre as melhores contas digitais, que você pode conferir bem aqui.

Mas, gente, amor mesmo só de mãe, pai, irmão, família, esposo… E essa último pode deixar de existir de um dia pro outro. Acho melhor não amar banco nenhum, concorda comigo?

O que a gente contesta aqui, e o banco continua nos dando motivo, é a falta de CLAREZA com a situação. Acompanha comigo no replay a continuação do comunicado, e vê aí dá pra ter alguma tranquilidade ou certeza de alguma coisa com isso:

Estudos minuciosos (?), internos e de empresas especializadas (?), avaliaram o evento conforme metodologia internacionalmente reconhecida em proteção de dados(?), e constataram que quase a totalidade da exposição de dados foi de baixo impacto (?), sendo que os clientes cuja metodologia indicou maior sensibilidade (?) foram contatados. Adicionalmente, tão logo tomamos conhecimento do fato, adotamos todas as medidas técnicas necessárias para mitigar possíveis riscos, não havendo registro de prejuízos aos nossos clientes.

Ou seja, o que o banco considera como baixo impacto? Estes não mereceram nem ser avisados pelo banco? E o que vazou de alto impacto? Quantas pessoas foram? Como faz pra saber se nós estamos no meio da treta?

Prejuízo financeiro, dinheiro roubado da conta, pode até não ter acontecido mesmo. Mas a gente está falando dos nossos dados, e não é como outras pessoas comentaram também: “ah, mas nossos dados já estão por aí”. Então quer dizer que tá tudo liberado e em domínio público então, sua conta, seu endereço, o tamanho do seu bolso, ou seja, o quanto você tem na conta, o quanto tem investido? E um erro justifica o outro?

Ai ai, essa história não tem fim! E como a gente começou te informando, é nosso papel estar aqui novamente com você, sempre que tiver fato novo. Tudo com o único objetivo de informar, relatar o que tem acontecido, para que você mesmo decida se vale a pena continuar com o ótimo produto do banco – ou o banco inter perdeu a sua confiança, com esta história toda?

E a saga continua! Se ainda não é inscrito, clica aí e liga o sininho pra ficar sempre por dentro de tudo o que impacta o seu bolso. Educação financeira, como ganhar mais dinheiro, investir, economizar. Só vem com a gente!

Abração pra você, cuida bem do seu dinheiro e tchau!

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