SELIC Caiu, POUPANÇA Caiu!!! P#%@ que pariu!

Caracas! A taxa de juros caiu e a poupança caiu junto! E agora?! Deixo o dinheiro na poupança ou corro para outro investimento?! Entenda.

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo:

A poupança caiu mais ainda?!

Você já ouviu falar que a poupança não é um investimento muito bom, né verdade? Agora que ela caiu mais ainda, o que você vai fazer?

A tal da caderneta de poupança é uma queridinha nossa: é segura, tirando o confisco do Collor (se você tem menos de 35 anos, pergunte pro seu pai ou tio), “facinha” de mexer, e você pode investir direto do seu banco… Da até pra sacar e depositar dinheiro direto na poupança, né?

E não tem imposto de renda! Olha aí que beleza! Então bora investir na poupança, galeraaaaaaaaaa!!!… Só que não.

O problema da poupança é que ela não é um dos melhores investimentos pro seu dinheiro. Na verdade, muitas vezes ela TIRA dinheiro de você. Como o rendimento dela é fixo (0,5% ao mês ou 6,17% ao ano), se a inflação fica acima disso, o seu dinheiro virou pó. Isso mesmo!

Você olha lá no estrato, fica todo felizão porque seu dinheiro tá aumentando. Mas no final de investimento, se antes dava pra você comprar uma bicicleta com o seu dinheiro, no final você vai ver que a bicicleta tá mais cara do que o valor que você acumulou na poupança…

Como vai render menos que 6,17% ao ano?

É que quando a SELIC é menor que 8,5%, a poupança passa a render 70% da SELIC. Quanto mais a SELIC baixar, menos a poupança vai render.

E então, o que fazer? A gente tem que parar de pensar só em números. Isso porque os números enganam a gente. Não é só porque ela baixou que a gente devia sair da poupança.

O que a gente tem que olhar é o ganho real, o quanto a poupança está ganhando da inflação. E por incrível que pareça, a poupança não tem se saído mal. Mesmo com a poupança rendendo pouco, a inflação está menor ainda.

Nesse momento, mesmo com a diminuição da poupança, o ganho real tá entre os maiores dos últimos anos: na casa dos 3% ao ano!

Tem investimento melhor?

O que não significa dizer que a poupança é o lugar mais rentável pra você investir. Por exemplo, vamos pegar o Tesouro Selic (clique para saber mais). Ele rende quase 100% da SELIC, enquanto a poupança rende 70% da SELIC.

Mesmo com imposto de renda, o Tesouro Selic vai render mais. E como o imposto de renda é regressivo, ou seja, quanto mais tempo você deixar o dinheiro lá, menos imposto você paga, o Tesouro Selic rende mais ainda se você deixar mais tempo o dinheiro lá.

E tem menos risco que a poupança. Não acredita? A garantia do Tesouro é o caixa do governo. É muito menos provável o governo quebrar do que o seu banco quebrar, concorda?

E se o governo quebrar, você pode ter certeza que ele vai levar o seu banco junto pro buraco (junto também com vai o seu dinheirinho, que você acha que está lá, quietinho, “depositado” na poupança).

E tem também CDBs de bancos menores, e diversos outros investimentos que rendem mais que a poupança. Mas aí já é tema para um outro post…

E aí, pronto para sair da poupança?

Ou tá tranquilo nela mesma, e vai ficar por aí sossegado? Ainda está em dúvidas? Clique aqui para ver mais este conteúdo então. A escolha é sua, mas lembre-se: cuide bem do seu dinheiro!

Um abração! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!