Criptomoedas: Como investir?

Tá pensando em investir em ALTCOINS, que são as criptomoedas alternativas ao BITCOIN? Gravei um vídeo com as principais informações que você precisa.

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Criptomoedas: Como investir?

Bitcoin, ethereum, litecoin, raiblocks… Já ouviu falar de alguma delas? São as moedas criptográficas, ou criptomoedas! Tem muita gente ganhando MUITO dinheiro com esse troço! Quer entrar também? Então fica por aí que eu ensino pra você!

Fala meu amigo, bão demais da conta? É, mais um vídeo de criptomoedas no Dinheiro com Você! Que que eu vo faze, seis pede né! Nóis fáiz!

Quando vc ouve falar de Bitcoin e criptomoedas, vc fica com a Síndrone do Zeca Pagodinho? Nunca viu nem comeu, só ouve falar?

Então seus problemas se acabaram-se! Vamos aprender como investir nessas bagaça, hoje memo, agora! Mas antes de tudo, não esquece de deixar o seu like e se inscrever no canal! Liga o sininho aí pra não ficar de fora de nenhuma novidade.

Se esse é o seu primeiro contato e ainda  não sabe nada de Bitcoin e esses paranauê todo, eu recomendo que vc veja os vídeos anteriores do canal, beleza?Nesse vídeo a gente vai falar de investimento mesmo. Antes disso, eu preciso fazer o papel de tia chata da história aqui. Não to indicando nada pra você, invista só no que você entende e só a quantia que pode perder, beleza?

Em criptomoedas isso é ainda mais importante. As criptos permitem que vc envie valores para outras pessoas, sem precisar abrir conta em banco e sem nenhuma burocracia. Isso é muito legal, você vira seu próprio banco. Mas, por outro lado, o chapéu da responsabilidade fica em você: não tem pra quem chorar se o investimento não der certo ou se você fizer alguma caca no caminho.

Bom, uma vez todos advertidos, vamo lá. Começando pelo bitcoin. Você pode comprar seus bitcoins de algumas formas:

1)  De alguma pessoa que já tem. É bem fácil, você dá o dinheiro pra ela e ela envia os bitcoins pra você. Feito no celular, na hora mesmo ali, pessoalmente. A desvantagem, como vc pode perceber, é que vc teria que estar junto da pessoa pra fazer a compra. E nem sempre é legal encontrar um desconhecido e fazer uma compra com dinheiro – vai saber, né?

Na verdade tem até o jeito de comprar direto de outras pessoas, mas sem estar presente. Existem algumas pessoas que fazem o serviço online de venda de criptomoedas, chamadas de vendedores P2P (peer to peer, pessoa pra pessoa, sem intermediários).

Eles trabalham com um sistema de reputação, sendo recomendados por compradores anteriores que realizaram transações com eles. O problema é que reputação não garante que o vendedor nunca vai dar o golpe, talvez apenas diga que não deu o balão até agora. Então, pra comprar P2P, faça por sua conta e risco.

2) Uma outra alternativa pra comprar online é o site localbitcoins. É um sistema mais seguro que fazer via P2P, porque além do  sistema de reputação, os bitcoins do vendedor podem ficar retidos no Localbitcoins. Isso pode evitar que o vendedor fuja para o Caribe com o seu dinheiro (e os bitcoins também).  É um sistema que se chama escrow. Mas não evita totalmente os problemas, já que se o vendedor disser que não recebeu o seu dinheiro, você vai ter que abrir uma disputa no site e… tomara que vc tenha sorte. E as transações locais não tem o escrow ativado por padrão. Então o localbitcoins pode apresentar alguns problemas pra você.

3) A solução mais segura é abrir uma conta numa Exchange de bitcoins. Algumas empresas brasileiras que fazem isso: Foxbit, Mercado Bitcoin, Walltime… Acesse o site do Bitvalor que você vai ver uma lista das principais exchanges e também um valor médio que elas estão cobrando por bitcoin – já que o valor em reais de cada bitcoin varia de Exchange pra Exchange, minuto a minuto.

Mais que raio é Exchange, hein? Essa empresa faz o seguinte: ela liga as pessoas que querem vender com as pessoas que querem comprar bitcoins. Dessa forma, vc nem fica sabendo de quem vc tá comprando: basta vc oferecer o valor que está sendo comercializado no momento que, automaticamente, tcharam… os bitcoins são comprados pra você e ficam na sua conta da corretora.

Então a compra é bastante segura. Mas o seu dever de casa não acaba aqui. As próprias Exchanges recomendam que, uma vez que vc comprou, vc tire os seus bitcoins de lá. Isso porque, imagina: eles guardam um montaréu de bitcoins lá. Então é natural que aconteça diversas tentativas de ataques a estas exchanges, com hackers tentando roubar um monte de bitcoins de uma só vez.

Foi exatamente o que aconteceu esses dias no Japão, quando muita gente já perdeu um dinheirão porque não fez o dever de casa. E os jornais ainda colocam as manchetes como “fraude no bitcoin”, só pra vc ter uma ideia do nível de conhecimento desses caras. Então, uma vez que vc comprar, o próximo passo é transferir os seus bitcoins para uma CARTEIRA de bitcoins.

Existem vários tipos de carteiras, tem de celular, no computador e até com um aparelhinho dedicado (hardware wallet), cada um com um tipo de segurança diferente. Por exemplo, essa é a ledger nano s, que tem um bom nível de segurança, porque guarda seus bitcoins fora da internet ou de um computador (na verdade ela guarda a chave privada, que é um número secreto que dá acesso aos seus bitcoins). A ledger nano s suporta bitcoins e várias outras criptomoedas também.

Mas vc não precisa comprar uma dessas, principalmente se você tem pouco dinheiro investido em bitcoins. Tem várias grátis, no celular mesmo, como a Mycelium ou a Electrum por exemplo. Pode ser outra carteira também, dá uma olhada nesse site .

Então, parabéns! Agora vc já tem os seus bitcão, olha ae que beleza! Vamo supor então que vc, como se diz no Facebook, está se sentindo aventureiro. Quer comprar outras moedas, como o litecoin, ethereum por exemplo. Existem milhares dessas moedas, veja nesse site do Coinmarketcap. Como fazer pra comprar estas moedas alternativas ao bitcoin, ou seja, comprar as ALTCOINS?

Antes de tudo, procure saber pra que exatamente serve a moeda que vc tá comprando. Algumas dizem ser mais rápidas que o bitcoin, outras mais anônimas. É importante que vc conheça e acredite no projeto da cripto antes de colocar o seu dinheiro.

Já tem exchanges no brasil que permitem a compra dessas moedas. A vantagem de comprar essas moedas em empresas nacionais é que vc pode comprar as altcoins com Reais, num processo que é idêntico a comprar os bitcoins. Por exemplo, o Mercado bitcoin permite a compra de Litecoin e Bitcoin Cash. A Braziliex tem essas e mais várias outras.

Mas ainda assim as exchanges nacionais oferecem um estoque limitado de altcoins. No exterior, essa lista é enorme. Só que no exterior vc não consegue depositar em Reais. E aí, como comprar uma altcoin numa Exchange internacional?

Vc pode enviar, em vez de reais, os bitcoins que vc comprou. Daí então você compra suas altcoins, pagando com o valor que vc tem em bitcoins. Tem inúmeras exchanges internacionais, como a Poloniex, Coinbase, Bittrex, Bitfinex… Do mesmo jeito, depois de comprar a sua altcoin, é prudente que vc retire da Exchange e guarde na carteira que funciona pra moeda que vc comprou.

E aí, muito treta? Difícil investir em Bitcoin e Altcoins? Vai com calma, estuda bastante, coloca pouco dinheiro pra vc aprender. Não é difícil, mas se vc tá vendo o assunto há pouco tempo, certeza que tem algum caminho aí pra vc percorrer até entender tudo.

Se tiver com dúvidas, como sempre, deixa seu comentário que eu respondo. E o seu like também se vc gostou do Vídeo. Se não tá inscrito, corre pra se inscrever no canal.

Obrigado pela sua companhia, cuida bem do seu dinheiro, e até mais! Tchau!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!