Transferir dinheiro pelo WhatsApp no Brasil

Você já tá sabendo da novidade? Agora vamos poder transferir dinheiro pelo WhatsApp? 24 horas por dia! Será o fim do cartão de crédito, o fim do TED? Aliás, pensando mais adiante: se o WhatsApp...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Você já tá sabendo da novidade? Agora vamos poder transferir dinheiro pelo WhatsApp? 24 horas por dia!

Será o fim do cartão de crédito, o fim do TED? Aliás, pensando mais adiante: se o WhatsApp virar banco, como ficam Nubank, banco Inter. É o fim das contas digitais?

Que agora pode transferir dinheiro direto do Whatsapp! Até nos feriados! E o Brasil foi o primeiro país no mundo a ter esta novidade do Facebook! Toma mundo!

Mas será que isso é bom pro seu dinheiro?

Olha só o que o tio Mark Zuckemberg, CEO do Facebook – que é dona do Whatsapp – anunciou no dia 16 de junho:

Se não entendeu, calma, que vamos traduzir pra você. E aproveitamos as falas do tio Mark pra já ir contando pra você como a novidade vai funcionar.

Hoje a gente está iniciando o lançamento de pagamento para as pessoas usando o Whatsapp no Brasil – Mark Zuckerberg

Você pode enviar pagamentos tanto para qualquer contato. Acabou a desculpa do “esqueci a carteira em casa”, olha que perigo! Nesse caso, não é cobrada taxa nem de você nem do recebedor, o que é bão demais da conta.

Mas você também pode pagar empresas, fazer compras. Só que aí o vendedor tem que pagar 3,99% de taxa, que não é nada baixa, e já que te contamos quem vai ficar com essa mordida aí.

Segundo Zuckerberg: Estamos fazendo que enviar e receber dinheiro seja tão fácil como compartilhar uma foto […] Também estamos habilitando que pequenos negócios façam vendas direto do Whatsapp. Para isto, estamos construindo o Facebook Pay, que fornece um jeito seguro e consistente de fazer pagamentos pelos nossos aplicativos.

Agora tá mais fácil explicar estas carteiras virtuais, o povo tá ficando acostumado por conta do enxame de lives que estão rolando por estes dias.

A ideia é essa mesmo. O pagamento no WhatsApp funciona pela carteira Facebook Pay, e no futuro até pelo Messenger deve dar certo de transferir grana pra um amigo, já que é tudo do mesmo dono.

E dentro do Facebook Pay você cadastra as suas contas e os seus cartões dos bancos. Só que, por ora, a lista é bem limitada, olha só:

Quero agradecer todos os nossos parceiros por fazer isto possível. Estamos trabalhando com bancos locais, incluindo Banco do Brasil, Nubank, Sicred e também a Cielo, a empresa líder em processamento de pagamentos para comerciantes no Brasil.

Pois é. Pelo menos agora, no começo, você só pode usar cartões de crédito e débito, Visa ou Master, emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicred. 

E os pagamentos são processados pela Cielo, cujas ações chegaram a subir mais de 35% no mercado, no dia do anúncio dessa parceria:

Os comerciantes tem que ter, pelo menos por enquanto, uma conta Cielo. Dá pra abrir uma no momento da configuração. Para empresas, não tem limite de recebimento de dinheiro.

Pra aceitar os primeiros pagamentos, os comerciantes tem que aguardar até 3 dias úteis. Vai dar pra efetuar reembolsos e tem suporte 24 horas, segundo o WhatsApp. Nesse caso, deve ser usado o Whatsapp Business, ok?

Mas pra nós a coisa não é bem assim. Entre pessoas físicas, você só pode mandar pagamentos de até mil reais e só no débito. Também tem o limite de R$5 mil no mês e de até 20 transações no dia. Pelo menos não tem taxa, né?

Falando dela, para as empresas. Lembra da taxa de 3,99 que os comerciantes vão ter que pagar? Pois então, vai ser um rateio: ficar na mão do próprio Facebook, da Cielo e dos bancos participantes.

Brasil é o primeiro país onde estamos amplamente rodando pagamentos no Whatsapp. Mas em breve!

Valeu tio Mark! Só toma conta aí porque a gente já é recordista mundial de golpes de WhatsApp por metro quadrado. Agora que tem dinheiro envolvido, a uma dedada de distância, não sei não.

Você aí de casa fica esperto, nada de confirmar código de SMS para estranho, desconfia se algum conhecido está pedindo dinheiro emprestado – pode ser que o cara teve o aplicativo clonado por algum safado querendo aplicar golpe.

Como funciona o envio de dinheiro pelo WhatsApp

Então vamos ver como funciona esse recurso. É muito prático e conveniente, você manda dinheiro do mesmo jeito que manda uma foto, praticamente.

Fica a dica para os grupos do WhatsApp: “não me mandem memes, me mandem dinheiro, pô!”

Olha aí: Dentro da conversa com o contato que você quer enviar a grana, você clica no clipe de papel ou no botão de mais, se você for um “applemaníaco”. 

Depois você vai em “Pagamento”.  Se você não adicionou um meio de pagamento, um cartão na sua Facebook Pay, você tem que seguir outro fluxo primeiro. Tem que colocar CPF, seu nome e criar um PIN – a sua senha.

Depois que você adicionar um cartão de crédito ou débito, você vai receber um código por SMS, email ou aplicativo do seu banco. Aí beleza!

Quando estiver tudo certinho, aí você coloca o valor que você quer transferir. Dá até pra digitar uma mensagem, colocar emoji. Mandar uma banana pro seu cunhado, que não vai te devolver o dinheiro… Enfim.

Aí abre a sua carteira do Facebook Pay, onde dá pra você escolher um cartão previamente cadastrado. 

Agora bora colocar a sua senha aí ou a sua biometria mesmo. Isso garante que se você for roubado, além do preju do telemóvel, você não tenha seus caraminguá surrupiado pelo meliante.

E aí só aguardar, que jajá tá na conta do outro ser iluminado do lado de lá.

Aqui tem o passo-a-passo em vídeo:

Viu só como funciona? Quero ouvir a sua opinião nos comentários, o que você achou dessa de transferir dinheiro pelo WhatsApp.

Parece que esse pagamento pelo WhatsApp é uma prévia, uma antecipação do que a gente vai ver acontecendo no PIX. Você vai poder transferir dinheiro bastando apenas ler um código de barras, QRCode na verdade.

Inclusive, este sistema do facebook foi anunciado bem no dia da circular que institui o PIX no Brasil, previsto para o dia 3 de novembro deste ano ainda.

Na verdade, se você não tiver o contato na agenda do telefone, parece que será bem mais rápido usar o PIX do que transferir pelo WhatsApp. Deve ser bem parecido com o modelo de pagar usando a carteira do Facebook, só que este só funciona para o exclusivo clube de bancos associados – você e também quem receber tem que ter conta na carteira do Facebook Pay

Já o PIX funciona de qualquer banco para qualquer banco, dado que virtualmente todas instituições se cadastraram para operar o PIX.

Inclusive, ao que parece, o Facebook Pay é uma atravessada no PIX, um movimento que veio meio que à margem dele. O Banco Central tá de olho grande, porque essas empresas como Google e Facebook são muito fortes e podem literalmente tomar o mercado para elas. Dinheiro pra isso existe, mas já a permissão não sabemos se eles teriam.

Aliás, não parece ser o objetivo inicial do Facebook, virar um aplicativo completo e fazer tudo sozinho? – Aos moldes que os aplicativos chineses Wechat e Alipay já fazem por lá.

O Facebook poderia fazer, inclusive ,toda a parte de pagamentos, sozinho. Se hoje Nubank é parceiro, amanhã, quando o tio Mark sentir gosto pela coisa – e ver como banco dá dinheiro no Brasil. Pode ser que eles não precisem de mais ninguém. E criem o Facebank, imagina?

Talvez o maior inimigo dos bancos digitais nem seja os bancões. Mas sim Google e Facebook, já parou pra pensar nisso?

É importante lembrar que o processo “está iniciando”, como o Mark falou no começo do pronunciamento. Significa que não liberaram o trem pra todo mundo de uma vez não. O estadão apurou que no primeiro dia, o recurso foi liberado para apenas 1,5 milhão de pessoas, do universo de 120 milhões de usuários rodando o WhatsApp no Brasil.

Dá uma olhada também como será esse negócio do PIX, e a morte do DOC e TED nesse vídeo do canal! Tem a minha reação aos comentários também, já que esse vídeo fez um enorme sucesso lá no canal.

Valeu, tudibão, tchau!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!