Cadastro Positivo: Bom para Score? Nubank? E a nova LEI?

Cadastro Positivo: o que já faz e o que a NOVA LEI poderá mudar! Que história é essa de Cadastro Positivo, hein? Onde que eu entro nisso? Pra que que serve, ajuda no Nubank, Nuconta, banco inter, ...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Cadastro Positivo: o que já faz e o que a NOVA LEI poderá mudar!

Que história é essa de Cadastro Positivo, hein? Onde que eu entro nisso? Pra que que serve, ajuda no Nubank, Nuconta, banco inter, essas coisas? Agora tem até uma LEI que obriga que todo mundo vá pra esse tal do Cadastro Positivo, obrigatoriamente! É, segura aí que eu conto tudo pra você!

Fala meu amigo, bão demais da conta? Mas bão memo? Hoje a gente fala aqui no canal do tal do Cadastro Positivo! E aproveitando o link com a palavra, já deixa seu joinha aqui pra ajudar a gente (eu sei, essa foi horrível!).

Só uma dica rápida antes pra você: inscreve lá no DesafioInvestidores da Atlas, que é parceira aqui do Canal! São 1 milhão e 400 mil reais de prêmios, e pra participar é de graça! Basta participar de um quiz de perguntas sobre investimentos e criptomoedas. Vai lá!

[O WILLIAM, O WILLIAM!!!]

Opa, e aí Bóris!

Diz logo aí menino, Que diacho é esse Cadastro Positivo, hein? Eu só sou cadastrado nos negativo memo, SPC, Serasa. Nunca ouvi falar de Positivo não. É daquela marca de máquina de escrever, Positivo? Serve pra quê, ajuda a gente no INAMPS?  Então é SUPIMPA PRA DEDÉU! Xuxu beleza!

Para de besteira, Bóris! De acordo com o próprio Serasa, o Cadastro Positivo é o registro da pontualidade no pagamento das suas contas, ó que chique. As informações das suas compras ficam registradas no seu Cadastro Positivo, como por exemplo contas de água e luz, financiamentos… Até hoje, quer dizer, até que a polêmica nova lei do Cadastro Positivo entre em vigor, este cadastro é totalmente gratuito e opcional, ou seja, VOCÊ decide se vale a pena se cadastrar ou não. Jajá a gente fala da treta da nova Lei do Cadastro Positivo.

Bom, e por que você tomaria essa decisão, de deixar que as empresas tenham acesso a sua capivara financeira, ou seja, a sua lista de contas? Quando você tá no cadastro positivo, as coisas podem ficar mais fáceis pra você conseguir crédito.

Funciona assim: quando alguém te empresta dinheiro, tudo gira em torno do risco de você não pagar. E quanto maior o risco, pra compensar a chance do banco ficar sem receber, ele compensa com uma lapada de juros proporcional ao tamanho da desgraça alheia. É como se você resolvesse cobrar mais caro do cara de pau do seu cunhado, que nem terminou de pagar o outro empréstimo, e já tá batendo na sua porta pedindo dinheiro de novo.

Então o Cadastro Positivo reduz o risco do banco, porque ele pode ver NÃO SÓ o que você já deve na praça, mas TAMBÉM o que você está pagando certinho e seu nível de endividamento, ou seja, se você está gastando demais (e utilizando o dinheiro dos outros ainda). Imagina que você gaste bastante no cartão de crédito: dá até pro banco deduzir a sua renda mensal, e consequentemente, o quanto você conseguiria pagar, concorda?

Com isso, fica mais fácil o banco entender o quanto ele pode te emprestar e quanto te cobrar de juros. E já respondendo a primeira pergunta, sim, ter o cadastro positivo PODE SIM te ajudar a conseguir o cartão Nubank e até a Nuconta, Banco Inter, e vários outras instituições também.

Imagina que a única informação que o banco tenha seja que você está com o nome sujo na praça. Vamos imaginar que você é um autônomo, sem holerite, e queira comprar a prazo… Ou que você é jovem, não tem muita movimentação no seu CPF (não compra muita coisa no seu nome, por exemplo). Concorda que, pro Banco Inter, pro Nubank, os riscos são grandes, já que a única coisa que ele sabe são as coisas que você deixou pra trás? Com o Cadastro Positivo, o banco passa a conseguir acessar cada uma das contas que você tá pagando certinho – embora dê sim pra ver os valores totais das suas faturas, por exemplo, como a gente viu nesse vídeo aqui.

Olha um exemplo de como ficam as suas informações no cadastro positivo, como é o relatório que você vai ter acesso. Tem as parcelas pagas, não pagas, pagas em dia, atrasadas…

O cadastro positivo ajuda a aumentar o seu SCORE, ou seja, a sua nota como pagador. E uma dica que só ela já vale a sua inscrição aqui no canal: sabia que dá pra consultar o seu CPF e o seu SCORE, de graça ainda, sem sair de casa – nada de ir lá no SPC não!

Tem algumas opções pra isso, e inclusive é recomendado que você consulte em várias, já que o banco de dados dessas instituições NÃO é unificado. Você pode ter dívida em uma só, e o próprio Score é diferente entre SPC, Serasa e Boa Vista, que são os chamados birôs de crédito.

Vou deixar duas opções gratuitas e online pra você consultar seu CPF e seu Score. Tem por exemplo o https://www.consumidorpositivo.com.br, que é da Boa Vista e não tem nada a ver com o Cadastro Positivo. Já pro serasa, o que você tem que fazer é acessar o site: https://www.serasaconsumidor.com.br/ e fazer o seu cadastro.

[Oh oh, oh William]

Opa, diz aí velho bóris!

[Entendi! Então o tal do Cadastro positivo é batuta pra conseguir cartão, cheque né? E essa lei nova do Cadastro Positivo aí que você falou? Agora a gente vai ser obrigado a participar dessa patota ái? Até quem tá na pindaíba também? Agora eu fiquei grilado, todo brocoxô aqui!

Bom, vamo tenta resumir a presepada do governo. Acontece o seguinte: quando o governo sabe que o troço é polêmico e, quase sempre quando é assim as coisas não saem do papel, ele vai lá e tenta resolver tudo na canetada, na surdina mesmo. E na surdina da copa ainda, vai vendo aí – acho que o governo não contava que a gente tinha o Fernandinho escalado.

Eu estou me referindo ao Projeto de Lei Complementar 441/2017. Sem ouvir ninguém, o governo tocou o pau pra aprovar o projeto, que tem vários problemas. Se hoje você entra no Cadastro Positivo somente se você quiser, a proposta inverte a parada: pra estar fora, você tem que fazer igual o capitão nascimento, pedir pra sair.

Se você não deve na praça nem contrata empréstimos altos, hoje você opta por não estar no Cadastro Positivo. Com a nova proposta, você já vai pra lá, sem choro.

E como fica, quem garante e quem será punido caso os seus dados sejam vazados – isso de todas as suas compras, em TODOS os lugares que você gastar? Existem diversos outros pontos também que tem sido bastante criticados na nova proposta, que não passou por exemplo pela Comissão de Defesa do Consumidor nem envolveu qualquer audiência pública. Estrategicamente, foi apresentado requerimento de urgência para saltar todos estes “detalhes” aí.

Será criada também a Gestora de Inteligência de Crédito (GIC), que seria responsável por administrar esse big brother das suas compras aí – que, pasme você, tinha até a proposta de cruzamento de dados das suas redes sociais, pra formar a sua nota de crédito, você querdita?

Hoje tem 5 milhões de pessoas que optaram pelo cadastro positivo. Se (ou, quando) a lei for aprovada, vão ser 120 milhões de pessoas nessa listinha aí, ou seja, toda a população economicamente ativa.

A justificativa do governo e dos bancos é que os créditos (na verdade, os juros) seriam mais baratos, já que os bancos teriam mais acesso a dados e reduziriam seus riscos, podendo oferecer dinheiro mais barato. Hum!

Em vez de estimular mais concorrência entre os bancos, o que reduziria os juros, o governo tá bastante empenhado em rastrear cada passo que as pessoas dão, financeiramente falando. Como diria o velho bóris, dá até um frio na cacunda em imaginar o que pessoas má-intencionadas poderiam fazer, se tiverem acesso a todos os nossos passos, todas nossas informações de compra. E o mais importante de tudo: que tipo de garantia, nós, consumidores, temos que os juros vão baixar de verdade, por causa dessa nova lei do Cadastro Positivo? Será memo? Parece que esse negócio faz MUITO mais sentido pros bancos e para os políticos (que são financiados pelos bancos), do que pra nós, reles e mortais consumidores, não é verdade?

Você gostou do vídeo? Tá afim de saber mais informações e dicas legais pro seu dinheiro? Então vem com a gente no canal, se inscreve por aqui! Ah, tem a nossa lista VIP também, onde eu mando dicas legais sobre dinheiro no seu Whatsapp! Legal, né? Só clicar aqui!

Um abraço pra vc, cuida bem do seu dinheiro, e tchau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!