PREJUÍZO NO NUBANK! NUCONTA É MESMO SEGURA?

Quêee??? Nubank deu prejuízo? Aiminhanossasinhora! E meu dinheirinho que tá na Nuconta?? Tava pensando que eu tava todo modernão, com essa história de conta digital! E agora, que que faço, hein?...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Quêee??? Nubank deu prejuízo?

Aiminhanossasinhora! E meu dinheirinho que tá na Nuconta??

Tava pensando que eu tava todo modernão, com essa história de conta digital! E agora, que que faço, hein? Tiro meu tutu lá do Nubank, do roxinho? A vaca foi pro brejo memo, sebo nas canelas? Ou tá tudo barra limpa?

Me ajuda aí William, pelamordideusnossasinhora! 

É, Bóris, Nubank deu prejuízo mesmo e dos grandes! Aliás, quer saber? Nunca deu lucro! Se o seu dinheiro tá na Nuconta ou se você usa o cartão do Nubank, dá uma olhada nesse vídeo, que eu explico os riscos para o seu rico dinheirinho!

Opa, bão demais da conta?

Não é fácil entender essas coisas dos mundos modernos, né? Banco digital é um negócio legal pra caceta: você resolve tudo pelo celular! Paga boleto, recebe e transfere dinheiro, investe… Tudo pelo seu celular! Demais né?

Só que se você usa a palavra BANCO e PREJUÍZO na mesma frase, na mesma hora já dá aquele frio na cacunda, parafraseando nosso velho Bóris.

Calma lá, vamos por partes, como já dizia Jack. De acordo com o banco data, site que eu recomendo pra você analisar as finanças dos bancos, financeiras e instituições de pagamento, o Nubank deu um prejuízo de R$117 milhões no ano passado. Em 2018, até o segundo trimestre deste ano, já são  outros 51 milhões de preju.

Não é pouca coisa não. Tem dois grupos de pessoas que estão mais interessados nesta questão do prejuízo do Nubank: os investidores, que acreditam que a empresa um dia vai dar lucro. E você, que tem dinheiro por lá – afinal, não é nada legal deixar o seu dinheiro na mão de quem tá no prejuízo, né verdade?

Pois bem! Vamos falar dos dois, incluindo se você deve deixar sua grana na Nuconta ou não. Se você quer mais conteúdos assim no canal, se inscreve no canal!

Falando primeiro nos investidores da Nubank, No total, a empresa já recebeu mais de 500 milhões de dólares em investimentos. É muita gente (e muita grana!) acreditando que um dia a empresa dê lucro – ou que venha outro investidor na sequência, mesmo sem dar lucro, e pague mais caro do que eles gastaram.

Não sei se a gente pode dizer que este é o jogo “normal” das startups. Talvez a palavra certa seja “comum”.

Muitas destas empresas famosonas aí que você conhece, ainda não conseguem pagar as contas com o dinheiro próprio, com o lucro operacional. Vivem de dinheiro dos investidores. Uma destas empresas você conhece, é a Netshoes, que também nunca deu lucro.

Aí, se um dia estes investidores vão recuperar o dinheiro, é outra conversa, meu amigo. Pelo jeito, os investidores e analistas continuam confiando bastante. Mas vendo por outro lado, a empresa tem receitas menores que os seus concorrentes (porque não é um banco, e não cobra muitas taxas) e custos maiores para manter a operação, porque você deve imaginar, ter a estrutura de suporte humanizada e excelente que eles oferecem pra gente, realmente custa bem mais caro.

Tem muita gente que acredita que vai ser muito difícil o Nubank virar o jogo, dizem até que os clientes foram muito mimados, olha aí! E que seria muito difícil eles virarem a chavinha pra cobrar taxas.

[Bóris] Ei, Ei! E eu lá quero saber de investidor? Eu to preocupado memo é com o meu dinheiro lá na Nuconta? Conta logo aí, que que eu faço? Sebo nas canelas, transfiro tudo pro Bamerindus?

Calllma Bóris, o véio apavorado! Antes de tudo é preciso que você entenda a diferença entre as contas que existem hoje no Brasil. No vídeo sobre a portabilidade de salário, a gente falou disso.

Mas resumindo a parada, o Nubank AINDA não é um banco, é uma instituição de pagamento. E isso meio que diminui o “pecado” do nubank ainda não dar lucro. Não entendeu, eu explico:

Por dois motivos: primeiro que um banco de verdade que dá prejuízo no Brasil, na minha opinião, é realmente uma solução preocupante. Quase que um atestado de incompetência. Pensa bem, o que um banco faz? Empresta o seu dinheiro para os outros, ganhando juros em cima do SEU dinheiro. Como volta, paga só uma mixaria pra você, uma partezinha disso pra você? Diz aí, tem negócio melhor no mundo?

O outro motivo, esse pra deixar você, que tem dinheiro na Nuconta MAIS TRANQUILO, é a própria REGRA de funcionamento das instituições de pagamento. Como a gente já falou, elas não são bancos, então NÃO podem emprestar o seu dinheiro para os outros.

Esse é um dos maiores riscos de quando você deixa seu dinheiro no bancão: você pode até ver sua grana no extrato, mas se todo mundo for sacar ao mesmo tempo, cabum…. Já era o banco, já que o dinheiro emprestado é muito maior que o dinheiro efetivamente depositado e contabilizado nas contas.

Com os arranjos de pagamento, como é o caso da Nubank, ou melhor, Nu Pagamentos, é bem diferente.

TODO dinheiro, isso mesmo, TODO o dinheiro depositado lá não só não pode ser emprestado. Como também não faz parte do patrimônio do banco. Confere aí o FAQ do banco Central dos Arranjos de pagamento:

Os valores aportados em contas de pagamentos:

1)   formam patrimônio separado, distinto do patrimônio da instituição de pagamento;

2) não respondem direta ou indiretamente por nenhuma obrigação da instituição de pagamento, nem podem ser objeto de arresto, sequestro, busca e apreensão ou qualquer outro ato de constrição judicial em função de débitos de responsabilidade da instituição de pagamento;

3) não compõem o ativo da instituição de pagamento, para efeito de falência ou liquidação judicial ou extrajudicial; e

4) não podem ser dados em garantia de débitos assumidos pela instituição de pagamento.

E o mais importante:

Além disso, a Circular 3.681, de 2013, estabelece que os recursos aportados nas instituições de pagamentos:

devem ser alocados exclusivamente: em espécie, mediante transferência a crédito em conta específica no BCB; ou em títulos públicos federais.

Você pode até pensar que a Nuconta, ou a Neon pagamentos, por exemplo, é menos segura porque não conta com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos, o FGC.

É, Não conta mesmo. Mas é porque não precisa! O FGC é um seguro, então uma parte (pequena) do que você deposita, vai pra lá, pra TENTAR salvar o seu dinheiro caso haja a falência do seu banco.

Eu disse TENTAR porque, em caso extremo (como uma pane geral no sistema financeiro), não tem nossa senhora do fundo garantidor que acuda! É como se você tivesse uma seguradora e viesse um tornado e desse PT em todos os carros segurados. A conta não fecha. Bau bau.

Já nas contas de pagamento, a história é diferente! O seu dinheiro está lá quietinho: ou depositado em uma conta específica do banco central ou aplicado em títulos públicos.

Então, em tese, tanto faz se a Nubank ou se outra instituição de pagamento quebrar. Seu dinheiro é SEU dinheiro, totalmente separado do patrimônio do banco.

Se você for olhar, a gente pode até considerar que é mais seguro que o FGC, concorda? Já que o FGC cobre somente parte do dinheiro que está rolando por aí. Nas instituições de pagamento, seu dinheiro está lá, não tá emprestado pra ninguém nem é acessível pelas próprias instituições onde você tem a sua conta digital!

E aí, deixei você mais tranquilo? Então vale a sua inscrição no canal, hein? A gente tá sempre do seu lado pra te ajudar, desmistificando os economês da vida real aí, e dando as melhores dicas pra você.

Vem com a gente também na lista VIP do Dinheiro Com você, onde você recebe as melhores dicas sobre dinheiro no seu Whatasapp! E tudo de graça ainda, na faixa!

Um forte abraço pra você, cuide bem do seu dinheiro, e tchau!

1 Comentario

  1. EMPRÉSTIMO CONSIGNADO COM GARANTIA DO FGTS: VALE A PENA? – Dinheiro com Você

    30 de setembro de 2018 at 14:59

    […] Recomendado: Nubank deu prejuízo! Meu dinheiro está seguro? […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!