CHEQUE ESPECIAL MUDOU! Novas Regras!

Cheque especial: NOVAS REGRAS feitas pelos bancos! Quase metade das pessoas que têm cheque especial, usam esta bomba-relógio TODO SANTO MÊS. Pra você ter uma ideia, sabe quanto viram mil reais que...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Cheque especial: NOVAS REGRAS feitas pelos bancos!

Quase metade das pessoas que têm cheque especial, usam esta bomba-relógio TODO SANTO MÊS. Pra você ter uma ideia, sabe quanto viram mil reais que você deve no cheque especial, em 5 anos? Mais de um milhão de reais!

Agora os bancos anunciaram mudanças em alguns procedimentos nesse tipo de empréstimo. Será que o perigo do cheque especial diminuiu? Fica com a gente pra você ver como fica essa situação e como fazer pra fugir desse monstro danado, que também atende pelo nome de cheque especial.

Fala meu amigo, bom demais da conta? Você usa o cheque especial? Liga não que você não está sozinho. Aliás, liga sim: MUITO CUIDADO com ele, porque pode simplesmente destruir o seu dinheiro.

Vem comigo que eu explico direitinho pra você.

Eu vivi na prática essa história de cheque especial. Muito antes de decidir virar um Educador Financeiro, no começo da minha carreira, lá no começo dos anos 2000 (tinha o bug do milênio, lembra?), eu não tinha controle nenhum do meu dinheiro. Vivia muito além das minhas possibilidades. Gastava mais que ganhava. Sabe como é, né?

E aí você junta duas coisas: a nossa falta de controle (e de educação financeira), com a facilidade de você entrar no cheque especial… Combinação perfeita pra falência.

No extrato do banco, tem o seu dinheiro e também tem o valor somado com o limite do cheque especial, dando a entender pra você que aquele dinheiro é seu. Engano mortal pro seu dinheiro… Aliás, essa é a primeira mudança: os bancos agora têm que deixar bem separado o que é dinheiro seu, e o que é dinheiro do banco (ou seja, o cheque especial). Na verdade ele é um empréstimo, que muita gente contrata e nem sabe disso, já que precisou não assinou em lugar nenhum pra ser surrupiado pelos juros deste empréstimo automático.

Eu tinha até cadeira VIP no meu banco. Não porque era rico, mas sim porque eu usava todos os meses o cheque especial, como se fosse o meu dinheiro. E o banco gostava de mim porque eu pagava, então não tem cliente melhor: utilizava o produto que dá mais lucro para o banco e ainda paga em dia! Cliente bão era eu viu, te contar uma coisa!

Bom pro banco, claro. E horrível pro meu dinheiro. Só pra você ter uma base, pensa em um investimento bom pro seu dinheiro, como o Tesouro Selic. Ele paga a SELIC, que atualmente está em 6,5% ao ano. Quer dizer, ainda tem que descontar o imposto de renda.

Quando você deve no cheque especial, o banco ganha 48 vezes os juros que você poderia ganhar investindo. Essa é a média de juros do cheque especial, de 312% ano ano. Mas, no momento desse vídeo, tem banco que cobra até quinhentão por cento ao ano, como vc pode ver nessa tabela do banco central.

cheque especial juros

Tem base isso, ou melhor, qual a chance de você CONSEGUIR PAGAR esse MONSTRENGO de juros? Por isso que não tem como investir sem antes quitar as dívidas. Eu estou com você nessa jornada pela independência financeira! Fica ligado sempre por aqui e se inscreve no canal pra não perder nenhuma dica fera pro seu bolso, hein?

Esse jurão do cheque especial aí explica, em partes, esse ponto que revelou uma pesquisa do SPC: uma em cada três pessoas que usam cheque especial já ficaram com nome sujo porque não conseguiram acertar as contas com o banco.

Grande parte das pessoas utiliza o cheque especial como fundo de emergência. Apertou o calo, bora lá pro cheque especial. Você deve lutar pra construir SIM a sua Reserva de emergência, um dinheiro para imprevistos, mas NÃO com o cheque especial: o jeito certo de fazer é economizar todos os meses e aplicar este dinheiro em um investimento com boa liquidez.

Mas outra parte das pessoas utiliza o cheque especial porque realmente não faz a menor ideia do quanto custa viver utilizando o dinheiro dos outros. Esse era o meu caso, inclusive. Aprendi, a duras custas, que isso não valia a pena, com meu primeiro educador financeiro da minha vida que foi o meu pai. Se você ainda tá nessa bola de neve de ilusões, que é o cheque especial, eu espero muito que você, assim como eu, se livre de uma vez por todas dessa desgraça.

Outra novidade é que agora os bancos são obrigados a alertar aos clientes quando eles começam a usar o recurso do cheque especial. Eu já tô alertando você, pra que não entre nessa e nem precise receber essa comunicação do banco! Cheque especial é tão ruim e explosivo que até os bancos decidiram te avisar, dizendo que você deveria usar de maneira temporária essa praga. E vão tentar te ajudar a sair dele também. Na nova regra, os bancos são obrigados a oferecer uma linha de crédito mais barata que o cheque especial, com a possibilidade inclusive de financiamento.

Os juros do cheque especial são tão altos, que nem se o banco fizer esforço ele conseguiria oferecer algo pior pra você. Esse jurão aí é dá inveja até em agiota. Só que é VOCÊ que tem que autorizar o banco pra mudar a sua dívida, do cheque especial, pra outra modalidade de crédito sugerida pelo banco.

E se você não aceitar, se prepara aí porque o banco vai ficar te ligando ou mandando mensagem de 30 em 30 dias, o que também tá previsto mas novas regras.Esse contato do banco vai ser feito se você dever mais de 200 reais e utilizar mais de 15% do limite da conta por mais de 30 dias seguidos.

E aí, será que muda alguma coisa realmente no uso e no perigo do cheque especial pra você?

Por ser um movimento criado pelos próprios bancos, a iniciativa é interessante sim. Até pra compensar a nossa falta de educação financeira, eventualmente até diminuindo o uso indiscriminado pelas pessoas e também a inadimplência. Podemos até ter juros menores no cheque especial por causa disso, olha aí, rezemos todos juntos.

Mas pra você, o perigo continua lá, prontinho pra te pegar. Você pode até parcelar o que deve no cartão, pegar outro tipo de financiamento (o que é recomendável, inclusive). Mas do que adianta, se o limite do cheque especial volta, você não mudar de vida, começar a usar essa joça de novo…

Não adianta, vai doer no começo, mas a gente tem que parar de confundir crédito (dinheiro do banco, cheque especial) com renda (esse sim é seu dinheiro). Viver de acordo com suas possibilidades é a primeira forma pra você virar o jogo financeiro da sua vida. E conta com a gente, sempre, nessa sua jornada: não se esquece de se inscrever por aqui!

Conta aí pra gente o que vc achou, como é que estão as contas por aí?

Abração pra você, cuide bem do seu dinheiro, e tchau!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!