BITCOIN MORREU!? HORA DE VENDER TUDO OU DE COMPRAR BARATO?

Pensa em um investimento que é como se fosse o seguinte: você colocou cem reais nele e hoje, menos de um ano depois, tem míseros VINTE E DOIS REAIS. 78% de desvalorização. Tem base? E foi EXATAME...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Pensa em um investimento que é como se fosse o seguinte: você colocou cem reais nele e hoje, menos de um ano depois, tem míseros VINTE E DOIS REAIS.

78% de desvalorização. Tem base? E foi EXATAMENTE o que aconteceu com o Bitcoin. E agora hein? Ah, pode ver aí, dessa vez o Bitcoin MORREU DE UMA VEZ POR TODAS, né?

Ohooo, bão demais da conta? Rapaz, quem não tá bem das pernas é o Bitcoin agora em Novembro de 2018, hein? Tá apanhando mais que palhaço em festa de criança!

E ae, o que fazer? Sair correndo pras colinas, vender tudo? Ou aproveitar a promoção e fazer a feirinha das criptomoedas?

Vamos tocar nessa ferida aí!

Bom, aviso aos navegantes. Como você está vendo nesse vídeo, bitcoin é algo perigoso, machuca. Nem pensa em chegar perto disso se você não conhece, se não está seguro ou se você ainda não tem o seu colchão financeiro pronto, aquela grana para as dores de barriga da vida.

E também esse vídeo não é recomendação de investimento, pra você comprar seus bitcoins. Aliás, não é nem mesmo pra você vender os coitados dos seus Bitcoins também. A ideia é só pra informar e bagunçar sua cabeça mesmo, pra que você mesmo decida o que fazer nessa turbulência maluca aí.

Até porque já vi gente chorando muito, que entrou no oba-oba do bitcoin, na festinha do dinheiro fácil, quando ele tava setenta mil reais.  Eu fiz um vídeo na época, eu avisei do perigo, que a galera nem sabia o que era o tal do bitcoin mas tava entrando bonito, de mão cheia na parada.

E pior ainda, entrando com o dinheiro do leite das crianças e não com o dinheiro das pingas, que seria o correto. Apostar tudo em uma coisa só (ainda mais tão volátil como o Bitcoin) pode ser uma das maiores besteiras que vc pode fazer com sua grana.

Naquela época, em dezembro de 2017, um único Bitcoin estava na casa dos setenta mil reais! Meu celular não parava, com amigos malucos pra saber como entrar no bonde do bitcoin. Alguns até eu tive que cortar o barato, o cara nem sabia o que era mas o bolso já tava coçando.

E se tem uma besteira pra você fazer com seu dinheiro é investir onde não conhece. Eu tenho um primo que me disse uma vez que o melhor investimento do mundo é investir em bezerro. Coisa de 2 anos depois ele duplica o dinheiro dele, vendendo o bovino já criado.

Aí eu falei pra ele: “beleza, mas VOCÊ duplica o seu dinheiro. Eu nem sei o que vaca come, que remédio que tem que dar. Na minha mão, as vacas vão morrer tudo”.

E o interessante disso é o seguinte: quanto tava 70 mil reais, no topo histórico todo mundo queria entrar. Agora que o MESMISSIMO ativo está na casa dos quinze, todo mundo quer vender!

Ou seja, comprar na alta e vender na baixa. Num é assim mesmo que se ganha dinheiro?

Claro que da mesma forma que ninguém deveria entrar em 70 mil por causa do preço, estar barato também não é motivo pra sair abrindo a carteira. Afinal de contas, nada é tão barato que não possa cair ainda mais.

E aqui tem duas linhas principais de se investir.

Recomendado: Nubank ou Banco Inter - Qual Escolher?

 

Existem os especuladores, que de alguma forma, tentam (e obviamente, a grande maioria fracassa) em prever o futuro ou acompanhar os movimentos de alta ou de baixa.

Na verdade, como esses caras querem mesmo é ganhar dinheiro com a VARIAÇÃO dos preços, tanto faz a utilidade mesmo do bitcoin, né? O importante é que varie bastante!

Agora, tem um outro jeito de investir, que é analisar os fundamentos do ativo. Seria como você investigar se o negócio em que você está investindo continua bom, se tem futuro.

Quem investiu no bitcoin por fundamentos, está nele porque é uma proposta de tirar o monopólio dos governos de imprimir dinheiro a rodo. E de tentar nos salvar das cagadas dos governos também. Elas nos fazem cada vez mais pobres, seja através dos impostos, corrupção e de inflação – é só os governos gastarem demais, que o seu dinheiro dentro da sua própria carteira vira pó, queira você ou não.

Com bitcoin é diferente. Não dá pra criar bitcoin do nada como os Bancos Centrais fazem. Não dá pra copiar um bitcoin. Custa muito caro criar, ou melhor, minerar um bitcoin – ao contrário de cédulas de papel, que é só socar o dedo no botão de print.

E o mais importante talvez: a regra de criação do Bitcoin é claríssima, existe um limite máximo de moedas a serem produzidas, 21 milhões. Bem diferente dos governos, que jogam seu dinheiro no lixo com corrupção, obras paradas.. E criam bolhas que não se sustentam – a não ser imprimindo mais dinheiro, ajudando os bancos, gerando inflação, deixando a gente mais pobre ainda!

Sem contar as características interessantes do bitcoin como mandar dinheiro de uma pessoa pra outra, independente do país e da moeda dela, a custos irrisórios (comparados com serviços de remessa tradicionais) e com prazos de minutos para o envio. Não tem comparação.

E o incrível é que, se a gente fizer esta análise de alguns fundamentos, parece que o Bitcoin está muito mais forte que em dezembro de 2017!

Desde então, não houve um escândalo, uma fraude no bitcoin. Alguns números melhoraram e demais: O poder da rede do Bitcoin, o Hash Rate, está quase 3X o valor do ano passado.

O custo de cada transação também diminuiu e muito! No final do ano passado, chegou a custar 50 dólares uma transação! Hoje já é possível transferir o equivalente a milhões de reais por menos de 1 dólar!

Mas veja que tem muitos outros aspectos técnicos para analisar os fundamentos. O que eu quero passar nesse vídeo é o seguinte, pra você que investe em bitcoin:

Se você acha que consegue acompanhar as tendências, ou até prever o futuro… Olha aí que beleza essa previsão de um “especialista”, de que o bitcoin valeria 100 mil dólares em 2018… Falta um mês só hein gente, quem sabe né?. Bom, se você acha que consegue acompanhar o rali, surfar na onda, vai na fé!

Tem gente que comprou lá em cima e está louco pra vender os bitcoins agora. E eu digo o seguinte, para a tristeza deste pobre investidor: vender agora só garante uma única coisa: o seu prejuízo está GARANTIDO, contabilizado.

Ah, mas pode cair mais!!!

Claro que pode sim. E pode subir também. NINGUEM SABE. Às vezes, o melhor que a gente pode fazer é assumir nossa TOTAL INCAPACIDADE de prever o futuro. Mãe dinah já morreu, infelizmente…

O outro jeito de se investir é analisar justamente os fundamentos. E se você acreditar que o Bitcoin do ano passado é o MESMÍSSIMO deste ano, será que não é uma chance de compra-lo mais barato?

Não estou recomendando isso pra você não, hein, é só uma possibilidade pra você investigar. Só seguir o fluxo significa ficar tentado a comprar na alta, quando todo mundo, até a globo e sua mãe estão falando do Bitcoin.

Deixar de ir na onda da galera também evita que você venda no pior momento possível (dentro do ultimo ano, é bom que se diga), quando todos estão mal humorados com o mercado.

Ah, o mercado com memória curta é esse do bitcoin! Bom lembrar o seguinte: todo mundo falando da queda de 78% com relação a um ano atrás. Mas se você considerar de dois anos pra cá, o bitcoin passou da casa dos 2 mil e quinhentos reais para os atuais 16 mil e quinhentos, ou seja, 560%. Cinco vezes e meia de retorno em dois anos. Nada mal né?

O mercado nem sempre ele é racional, e se VOCÊ conseguir ponderar as suas deciões, pode ser justamente a sua chance de enxergar valores onde todo mundo só está vendo PREÇOS. Lembra bem, valor é diferente de preço, hein? Nem sempre as coisas andam juntas – e é onde quem é esperto ganha dinheiro, comprando coisas que tem VALOR por PREÇOS baixos.

Mas vai com calma, estuda, não investe mais do que você pode perder, beleza? E também procura não vender SÓ PORQUE todo mundo está vendendo. Nem comprar porque todo mundo está comprando.

Estude pra que você mesmo tome as suas decisões.  Assim você vai estar cuidando bem do seu dinheiro – e de seus bitcoins também!

Não se esquece de se inscrever por aqui, hein?

Grande abraço e tchau!

3 Comentarios

  1. Carlos

    3 de dezembro de 2018 at 18:14

    Muito legal! Estou pensando em comprar! Tem alguma dica?

    Responder
  2. João Cesar

    3 de dezembro de 2018 at 18:15

    Começa devagar, Carlos, procura entender direitinho antes de você entrar! O vídeo tem dicas boas também…

    Responder
  3. William Ribeiro

    3 de dezembro de 2018 at 18:19

    Obrigado pela ajuda, João! É isso aí, Carlos, dá pra estudar bastante antes de começar a investir! Grande abraço

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!