O Fim do Cartão de Crédito!

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Se você tiver assistindo esse vídeo alguns anos depois de 2019, talvez você esteja se perguntando: mas ainda EXISTE esse negócio de CARTÃO DE CRÉDITO? Ou até ...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Se você tiver assistindo esse vídeo alguns anos depois de 2019, talvez você esteja se perguntando: mas ainda EXISTE esse negócio de CARTÃO DE CRÉDITO? Ou até mais grave que isso: pra que servia mesmo esse tal cartão de crédito aí, hein?

Mas se você está em 2019, 2020… MUITA ATENÇÃO: você pode não ter percebido, mas talvez você carregue no bolso algo que os seus filhos não vão fazer a menor ideia pra que servia.

E não é previsão futurística maluca não – cartão de crédito JÁ ERA, não tem volta. Saca só!

Opa, bão demais das contas?

Se tem um cara que não liga pra estas previsões futuristas aí, destes “especialistas” que garantem prever o futuro, é este cara que vos fala. E muita gente gabaritada mesmo já profetizou umas besteiras sem tamanho, eu separei umas aqui pra gente dar risada.

Clica aqui para se inscrever no canal, esse mesmo recurso que enche o bolso dos inscritos de dinheiro, e acompanha comigo no replay!

Previsões que deram ERRADO!

 

Enfim, o que não faltam são palpiteiros de plantão. E tentar adivinhar alguma coisa, nos dias de hoje – com a velocidade que as coisas mudam, parece ser ainda mais loucura, não é mesmo?

É que a gente tá no meio do olho do furacão e não vê as coisas passarem debaixo da nossa fuça. Estava lembrando esses dias, quando eu fui pra China, em 2008. Me lembro de ter ficado perambulando pelas ruas a noite, igual um zumbi, morto de fome, sem ter o que comer. Ou que pelo menos que eu pudesse reconhecer qual era o cadáver da refeição. Mas NADA, nem um buteco pra vender uma coxinha tinha por lá.

Uma aventura na China

[foogallery id=”1775″]

 

E eis que eu tenho um amigo que voltou da China esses dias, sabe o que ele faz? Tá de boas no hotel, bateu a larica… Ele abre o celular e pede delivery de comida brasileira . Sacou a diferença? Quer dizer, Brasileira pero no mucho, mas é o melhor que ele disse que comeu por lá!

Adivinhar o Futuro DÁ CERTO?

Então parece que TENTAR prever o futuro, nessa geração maluca que a gente vive, onde tudo muda de uma hora para outra, parece mais loucura ainda, não é verdade?

Acontece que o caso do cartão de crédito tem TUDO pra ser diferente. Aliás, o que é anunciado hoje como “inovação espetacular”, não tem nada de novidade: é o mesmo cartão de crédito, disfarçado. Como pagar aproximando uma pulseira ou usar o celular que tem o seu cartão de crédito cadastrado. Tudo aquilo que você passa na maquininha JÁ não tem mais sentido pra existir.

Pensa bem, olha o meu exemplo prático que acontece comigo. Eu tenho conta no Banco Inter e um cara que presta serviço pra mim também. Sabe como eu pago esse meu fornecedor? Ele mostra um código de barras pra mim, aliás, QRCODE, e o dinheiro vai NA HORA pra conta dele. E sem custo ALGUM. É o INTERPAG do BANCO INTER.

 

O Futuro: Pagamentos via Celular (sem Cartão de Crédito!)

Mas por que isso NÃO FUNCIONA ASSIM AINDA PRA EMPRESAS? Você pede um delivery, e lá vai o cara da pizzaria mandar a maquininha pra sua casa! E com um detalhe importante: o estabelecimento não recebe na hora e paga SEMPRE um percentual pra maquininha. MESMO SE PASSAR NO DÉBITO.

Aliás, que estabelecimento que nada, quem paga sempre somos nozes, né amiguinho?

E por que diacho quando você tá fazendo o pedido, não mandam um link no seu whatsapp pra você pagar? Ou, no pior dos casos, quando o motoboy chegar na sua casa, você bate uma foto do código dele – parece meio estranho, mas ainda assim melhor que procurar o cartão de crédito né?

E mais seguro também: o seu celular, em tese, só você consegue desbloquear. Ainda mais quando você é casado, nem a NASA consegue desvendar o segredo que você inventou pro seu cônjuge não fuçar na bagaça.

Pagando no celular, essa senha funciona como uma camada EXTRA de segurança. Isso porque você ainda tem que colocar a senha pra fazer o pagamento, igualzinha a do cartão físico de verdade. E o lojista sai felizão da vida, recebendo na hora. E você podendo brigar por desconto, já que pagou na bucha ali – como se fosse no débito, mas sem custos pro lojista. LINDO NÉ?

E um critério que eu uso pra avaliar se uma ideia é boa ou se ela faz sentido é perguntar: por que isso JÁ NÃO FUNCIONA ASSIM?

Mas como, se o Cartão de Crédito é fonte de Receita das Fintechs?

A regulamentação que permite as contas digitais para Pessoas Jurídicas é bem recente. Resta saber se as empresas vão permitir que estes serviços sejam de graça para PJ assim como hoje são para pessoas físicas. E também falta unificar estes QRCodes aí, ou ter empresas intermediárias pra fazer este serviço.

Vale lembrar que os bancos ou as contas digitais, como o Nubank ou o Banco inter, ganham quando você compra no cartão.  A cada compra sua, eles recebem parte da taxa que o lojista paga para a maquininha, que é chamada de interchange e fica na casa dos 5%.

Então, se você sai comprando por aí, apenas transferindo dinheiro de uma conta de outra, de graça, em tese só geraria CUSTOS para estes bancos digitais.

Mas graças ao livre mercado, oh glória, sempre vai ter empresas dispostas a cutucar esta ferida aí. Afinal de contas, pensa só: tem sentido pagar taxas numa compra que você tá fazendo no DÉBITO, na hora ali, sendo debitada da sua conta?

E taí uma morte que vai ser digna de ser comemorada: largar mão de vez do cartão de crédito. Ainda falta um pouco pra isso acontecer, mas você duvida que vamos chegar lá? O vice-presidente da Visa não concorda, ele diz que:

Eu quero saber da sua opinião, você acredita que o cartão de crédito vai morrer? Escreve aí pra gente nos comentários.

Um abraço pra você, cuide bem do seu dinheiro, e tchau! Tchau pro cartão de crédito também. Talvez…[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!