BITCOIN NÃO É SÓ MOEDA!

Bitcoin não é só moeda! Certeza que você tem um amigo (ou é você mesmo? Hum) que acha que bitcoin é coisa de especulação. Que só tem valor porque quem compra acredita que vai sempre vai ter ...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Bitcoin não é só moeda!

Certeza que você tem um amigo (ou é você mesmo? Hum) que acha que bitcoin é coisa de especulação. Que só tem valor porque quem compra acredita que vai sempre vai ter um trouxa disposto a pagar mais. Que enquanto as pessoas não começarem a usar pra pagar um cafezinho no boteco da esquina, não tem valor nenhum, é só promessa… Que bitcoin é uma bolha, igualzinho aconteceu com as Tulipas… Você também acha? Então você entendeu tudo errado!

Fala meu amigo, bom demais da conta? Eu não acredito que você gosta e dá valor ao seu dinheiro e não é inscrito aqui no canal! Vou deixar um tempinho pra você se inscrever e ligar o sininho… Aeeee!

Hoje tem mais um vídeo de bitcoin pra você! Ah, Falando nisso, tem um evento bem legal de bitcoins que vai acontecer dia 10 de junho! O Cauã Reymond e a Tatá Wernek vão competir no desafio investidores, pra ver quem entende mais de bitcoin! Quem ganhar vai doar o prêmio pra instituição de caridade que eles escolherem. Tudo isso em um evento ao vivo muito divertido, com pessoas importantes na plateia e você pode acompanhar pela internet, no dia 10 de junho, as 16 horas. Acessa aí desafioinvestidores.com.br e deixa seu email, pra ser avisado quando começar, beleza?

Nós aqui do dinheiro com você, estamos na torcida e somos todos #timetata até morrer! Ah, importante: depois do evento, a competição vai ser aberta para o público, e você pode ganhar muito dinheiro também! Fica de olho aqui no canal que eu trago mais novidades pra você!

O bitcoin é a primeira moeda que foi criada sem as garras e a incompetência de um governo. E que, ainda assim, não precisa de ninguém pra funcionar e garantir que nenhum bitcoin será criado “do nada”. A matemática, ou mais precisamente, a criptografia, garante isso!

O bitcoin, com “b” minúsculo é sim a moeda. Essa que atualmente não dá pra pagar uma cerveja na padoca, até porque o dono não faz a menor ideia do isso que seja. Existem algumas mudanças importantes vindo no bitcoin, que vão permitir que o bitcoin seja usado para microtransações em um futuro muito próximo.

Mas este é o ponto: não é só pela expectativa de uso como moeda que o bitcoin tem valor ou cresce de valor. Tudo bem que muita gente entrou no oba-oba do ano passado, quando chegou a valer quase 20 mil dólares (e por aqui, mais caro ainda, batendo na casa dos 70 mil reais). Era o medo de perder a festinha do dinheiro fácil mesmo, ou se você quiser ser mais chique, tem uma sigla em inglês FOMO: Fear of missing out! Gosto mais do termo da festinha mesmo.

Tirando a influência desses caras no preço do bitcoin, ele continua com o seu valor. E esse valor reside no bitcoin com B maiúsculo, a rede ou sistema do bitcoin.

Diferentemente das tulipas, que realmente não serviam para patavinas nenhuma senão enfeitar as varandas, o Bitcoin é um registro público mundial. É um sistema com milhares de computadores, no mundo todo, que roda sem falhas, sem parar e sem fraudes, há quase 10 anos. E que não dependem de uma empresa para rodar, ou de um governo para meter o dedo.

A ideologia do bitcoin é outro pilar importante. Os governos são irresponsáveis com o dinheiro que eles emitem e nos obrigam a usar: que o diga a inflação: 1 real em 1994 vale menos de vinte centavos nos dias de hoje. Você ficou 80% mais pobre, sem ao menos precisar tirar o dinheiro de dentro da carteira.

Por acaso (ou não), o nascimento do bitcoin coincide com a crise de 2008, onde o sistema financeiro se mostrou extremamente contaminado e frágil. Quem pagou a conta, como sempre, fomos nós. Então, pela primeira vez na história da humanidade, somos capazes de transacionar dinheiro (ainda que virtual), sem depender das trapalhadas de um governo. Tudo isso em um sistema auditável, com todas as transações registradas (no livro contábil do bitcoin, a blockchain)…

Se você sabe de alguém que fala que bitcoin não tem valor, talvez essa pessoa nunca precisou mandar dinheiro para fora do Brasil.Você até pode transferir dinheiro para outro país, mas isso vai te custar um percentual da transação e alguns dias pra isso. Com o bitcoin, bastam poucos reais de taxa (ou nem isso) e alguns minutos depois, o seu coleguinha, do outro lado do mundo, já tá com os bitcoins lá. E mesmo se essa pessoa não encontrar alguém que queira compra-los, e quiser transformar para moeda local, ela pode procurar uma casa de negociação de bitcoins, uma Exchange, e trocar seus bitcoins por moeda FIAT – fiduciária.

Portanto, meu amigo, pra entender o bitcoin, não basta só achar que é uma moeda, que é uma modinha ou especulação pura. Muita gente, incluindo economistas, não pegaram a ideia ainda. Não tem problema, afinal, é um o bitcoin é um experimento super novo, e até aqui, super bem sucedido. Errado é comprar se você não entende ou não acredita. Aí sim, é pedir pra perder dinheiro mesmo, e culpar os outros. Ou sair falando por aí que é tudo especulação, que não achou outro trouxa pra pagar mais caro (como se houvesse fosse algum problema com isso né? Ou teria outro motivo pra você comprar uma casa, se não for pra acreditar que alguém vai pagar mais caro no futuro)?

E o que vai fazer o Bitcoin valer mais, e tem feito até aqui, não é a especulação ou unicamente o uso como moeda. Mas tudo o que o Bitcoin representa: é mais um ouro digital do que uma moeda. É liberdade, confiabilidade, escassez genuína da moeda (bitcoin não pode ser gerado a rodo, como aconteceu com a moeda da Venezuela, que não vale coisa nenhuma). O Bitcoin significa até o empoderamento dos usuários, que não precisam abrir conta em um banco pra transacionar dinheiro.

E você, o que acha? Gostou do vídeo? Deixa seu joinha e seu comentário aqui pra gente! E não esquece de se inscrever no canal! Abração pra você, cuida bem do seu dinheiro, e tchau!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!