GRÁTIS! A MELHOR Planilha de Orçamento Doméstico

Ai me ajuda, Estou precisando economizar! Meu Deus william me ajuda! Eu preciso de uma  planilha de controle financeiro! Taí um dos pedidos campeões aqui do canal – e é hoje que a gente mata...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Ai me ajuda, Estou precisando economizar! Meu Deus william me ajuda! Eu preciso de uma  planilha de controle financeiro!

Taí um dos pedidos campeões aqui do canal – e é hoje que a gente mata essa cocota aí. Segura aí vovô que é HOJE que a gente coloca suas contas em ordem, de uma vez por todas!

Clica aqui para você baixar a Melhor Planilha de Controle Financeiro – e acompanhe o texto ou o vídeo pra aprender a usar!

 

Opa, é hoje que você vai ficar Bão, mas bão memo das contas! Todo mundo quando descobre ou desconfia que tá vivendo perigosamente, ali no limite do valor do salário. Gastando mais do que ganha… A saída inevitável é o milagre da tal planilha de orçamento doméstico.

Mas qual planilha? E funciona pra todo mundo, como é que é? Se eu fosse você, eu já se inscrevendo no canal porque a partir de HOJE sua relação com as contas no final do mês vai ser TOTALMENTE diferente.

Vamos começar pelo mais fácil, pelo consenso. Eu sei que é chato pra caceta ficar controlando tudo o que é gasto que a gente faz. Principalmente no começo, pra acostumar com a rotina da anotação, não é nada prazeroso.

Mas como é que a gente espera mudar a nossa realidade financeira, ou seja, viver dentro das nossas possibilidades, se a gente não faz a menor ideia de onde o nosso dinheiro está indo, hein?

O primeiro passo é anotar todas as suas despesas, pra bater uma foto da sua realidade financeira. Certeza que quando você começar a fazer isso, você vai ter um monte de surpresas! Por exemplo, você não fazia ideia que estava gastando R$300 de lanches no fim de semana!

Isso não tem como fugir: o primeiro passo, antes de mudar uma situação, é reconhecer os esqueletinhos no armário, ou seja, qual a situação real das suas finanças.

Depois disso, no próximo mês – e baseado nos seus gastos do mês anterior, a gente faz um planejamento para o próximo mês, de maneira a fazer que os 30 dias do mês durem o seu salário inteiro.

Aliás, a situação ideal, e que você pode, você VAI chegar lá, é que sobre dinheiro no fim do mês. Pra você investir, criar o seu colchão financeiro, planejar seus sonhos, sua aposentadoria. Nenhuma riqueza se constrói sem economizar, como a gente falou aqui.

E aí que entra a necessidade da galera, pela taaaal planilha de orçamento doméstico. Ela é legal ??! SIM e NÃO.

A planilha funciona bem pra quem gosta de Excel e tem a disciplina de ficar anotando EXATAMENTE todas as despesas – lembra que quando você gasta fora de casa, você pode estar longe da sua planilha. E se você não criar o hábito de guardar o comprovante ou anotar numa agendinha, sei lá, pra atualizar a planilha em casa, não vai adiantar nada.

Só que não cria expectativas exageradas na planilha de controle financeiro não. Não é a PLANILHA que vai fazer você mudar a sua vida financeira: vai ser VOCÊ, tomando decisões inteligentes com relação ao seu dinheiro, comprando de maneira consciente…

A planilha é só uma ferramenta, quem vai ter que fazer o trabalho duro é VOCÊ! Quer a prova disso? Já viu como é bunitinho ver os idosos fazendo o controle de dinheiro? Eles separam a grana nos envolopinhos, tipo “aluguel”, “internet” (até minha vó tem facebook, olha que modernidade), ração pra cachorro.

Na verdade ESSA maneira, de trabalhar só com dinheiro vivo, seria a MELHOR forma pra você controlar o seu dinheiro. Primeiro que tem o efeito psicológico: pagar alguma coisa com dinheiro, de verdade mesmo, não de plástico ou virtual, é MUITO diferente: realmente chega a doer no bolso ver dinheiro saindo da carteira.

E outra que é muito mais fácil controlar dinheiro vivo do que quando você compra a prazo no cartão de crédito. Que diga-se de passagem é o MAIOR VILÃO de um bom controle financeiro.

Se você compra parcelado no cartão, sem nenhum controle, você tá levando a vida no modo La Vida Louca, aí seja o que Deus quiser pra dar conta de pagar as prestações nos próximos meses.

Um desafio pra você que não consegue controlar as contas na sua casa: quer botar ordem de uma vez por todas na sua vida financeira? Rasga todos os seus cartões de crédito aí!

Hmmm, peguei pesado hein? Será que você consegue fazer esse sacrifício em nome do seu dinheiro? Conta aí nos comentários que eu quero saber! Da pra viver sem cartão de crédito?

Mas beleza, dá pra usar o cartão sim, só tem que ser mais controlado. E aí voltando às ferramentas: pra manter tudo em ordem, não precisa ser necessariamente uma planilha. Se você gosta de aplicativos de celular, tem o Guiabolso, que a gente falou nesse vídeo aqui.

O Guiabolso faz a parte chata pra você: ele se integra a sua conta do banco (a maioria deles funciona, e até na Nuconta funciona direitinho)! E aí não só o Guiabolso vai identificar cada uma de suas despesas, como também vai categorizar direitinho todas elas. E aí acabou aquela desculpa de esquecer de anotar a despesa, e mandar o planejamento financeiro pras cucuias.

Mas tá bão, você veio aqui por causa da planilha, vamos à ela então! E o modelo que eu mais gosto, está basicamente disponível aí no seu próprio Excel pra você baixar! Duvida?

Vai no Excel e clica em “novo” e coloca  “orçamento familiar”, você vai escolher essa planilha aqui.

Dá pra baixar e já começar a usar. Mas eu tenho algumas mudanças que eu fiz nessa planilha que vão ser muito úteis pra você. E eu vou deixar o link da planilha alterada aqui pra você baixar!

E já falando nas alterações que eu fiz. Na aba “Despesa Mensal” eu separei em Despesas Fixas e Despesas Variáveis. Isso tem alguns efeitos práticos pra você decidir e planejar as suas despesas.

As Despesas Fixas, que geralmente são maiores, são aquelas mais difíceis de serem alteradas ou de você tentar economizar através delas. Aluguel, transporte, por exemplo, são despesas que tem o mesmo valor todo mês. Dá pra diminuir? Dá sim, só que você vai ter que mudar de estilo de vida.

Já nas Despesas Variáveis é que está uma boa chance de economizar sem muito enrosco ou sacrifício. Energia elétrica, água e gás, são coisas que variam de mês a mês, mas que você pode evitar o desperdício e reduzir o consumo.

Ah, eu tirei algumas coisas nada a ver lá da planilha também, como “Cartão de Crédito”. Isso não é categoria, é um meio de pagamento. E já fica a dica pra você que vai alterar as despesas pra bater como o modo de consumo de família: evita ao máximo colocar em categorias genéricas como “cartão” ou “outros”, porque não vai ajudar em nada saber, no fim do mês, que você gastou R$1500 em “outros”.

E vamos aprender a usar a planilha? Começa pela aba “Renda Mensal”. Já tem alguns valores na planilha inteira pra você entender, então você deve substituir pelos seus valores reais.

Você pode colocar várias “rendas” que você recebe – por exemplo, se você for um profissional autônomo. E o que eu mais gosto nessa planilha: Além de possibilitar, como todas as outras, colocar o que você realizou no mês na Coluna “Real”, esta planilha também permite você colocar o PLANEJADO, que está na coluna “Projetado”.

Com isso, é possível ver, mês a mês, a diferença entre o que você planejou, para o que realmente você comprou ou ganhou.

Se você ganhar mais do que o planejado, a planilha vai mostrar a diferença com a bolinha verde. Caso contrário, fica vermelho. Se a diferença for zero, ou seja, o que você planejou foi exatamente o realizado, a bolinha fica amarela.

E agora a gente vai pra parte que a porca torce o rabo, que é a aba “Despesa Mensal”. Eu aconselho que você faça o seguinte: se você não tem o hábito de anotar suas despesas, se você não tem a menor noção pra onde a sua grana tá indo, a gente precisa desse retrato dessa capivara aí.

No primeiro mês, você vai preencher só a coluna “Real”. E vai alterando também as categorias, pra bater direitinho com o estilo de consumo da sua família.

Beleza! No outro mês, a gente vai pegar outra planilha – veja que você vai usar uma planilha por mês, tá? E aí, usando como base os gastos que você colocou na planilha do mês anteior, a gente já pode fazer um planejamento, ou seja, colocar na coluna “Projetado” um valor MENOR do que aquele que você gastou no mês anterior.

Isso pra sobrar dinheiro no fim do mês. Aliás, se quiser que sobre algum dinheiro pra investir, já separa no começo do mês o Money,  da linha “Investimento” e faz o planejamento pra que seu dinheiro dure o mês inteiro com o restante.

E finalmente a gente tem a aba “Fluxo de Caixa”, onde a planilha mostra três gráficos pra você: a diferença entre o planejado, tanto na sua renda como no seu consumo, e também o fluxo de caixa geral: Você vai ver quanto você esperava sobrar no fim do mês e quanto efetivamente sobrou na sua conta.

E eu espero que com essa planilha o milagre de começar a sobrar dinheiro no fim do mês aconteça na sua vida! Ò GLÓRIA A DEUXX. Ah, essa dica da planilha merece a sua inscrição no canal, fala a verdade? Com direito a sininho e tudo, balanga o sino aí rapaz!

Essa é a ideia: o melhor jeito de controlar o seu dinheiro é VOCÊ quem decide, é aquele que funciona melhor pra você. Ferramentas são só ferramentas: o jogo está na sua mão, é você quem tem o poder de mudar os rumos dessa estrada maluca aí da nossa vida financeira.

Faz o teste, baixe a planilha aí e tenha o compromisso de anotar direitinho seus gastos, vai ser um parto no começo, mas eu posso te garantir que vai valer muito a pena.

Se você ainda não está na nossa lista VIP, tem dicas tão legais como essa esperando por você. Direto no seu whatsapp, sem custos, na faixa memo!

Um abraço pra você, cuide bem do seu dinheiro – agora ficou mais fácil, hein? Fala a verdade? E tchau!

2 Comentarios

  1. Bruno Rodrigues

    4 de dezembro de 2018 at 17:04

    Infelizmente não consegui baixar a planilha, o link abre mas aparece uma pagina de erro.
    mesmo assim parabéns pelo canal e site, estou acompanhando

    Responder
  2. William Ribeiro

    4 de dezembro de 2018 at 20:09

    Oi Bruno! Atualizei o link aqui na página, pode tentar novamente que vai funcionar! Abraços e muito obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!