BANCO INTER: CONFIRMADO O VAZAMENTO DOS DADOS!

Já ouviu aquele ditado: onde tem mato tem coelho? Nera isso o ditado? Tava muito estranho mesmo a história do vazamento de dados do banco inter, e esse é o terceiro e definitivo vídeo sobre o que ...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Já ouviu aquele ditado: onde tem mato tem coelho? Nera isso o ditado? Tava muito estranho mesmo a história do vazamento de dados do banco inter, e esse é o terceiro e definitivo vídeo sobre o que era o suposto, e agora COMPROVADO vazamento de dados dos clientes do banco inter, pelo ministério público federal. Não sei você, mas eu sou correntista do banco. E agora hein, o que a gente faz hein?

Fala meu amigo, bom demais da conta?

Agora chega de prosa, porque a coisa vai ficar séria! O bicho vai pegar! Não foi por falta de aviso: eu (e muita gente) estávamos achando MUITO ESTRANHA a resposta do banco inter a respeito do vazamento dos dados, incialmente noticiada pelo Tecmundo.

Se você não acompanhou a treta, dá uma olhada aqui e aqui.

E não deu outra, O Ministério Público ajuizou uma ação civil pública por danos morais coletivos contra o Banco Inter. Na conclusão do MPF, o banco inter atuou para tentar encobrir o incidente de segurança, gerando prejuízos morais e insegurança aos clientes, e até aos NÃOS clientes, investidores, acionistas,  ecossistemas de fintechs e startups brasileiros de dados. Palavras do MPF meu amigo!

Continuando a treta, aqui eu tenho que introduzir uma nova categoria de notícias. Fake News você já ouvi falar, mas eu inventei o Corno News (essa eu tenho certeza que você não ouviu falar! Se for usar, coloca meus créditos aí hein?). Não tô falando de infidelidade não, porque desse mal nenhum de nós, infelizmente, está livre.

O Corno News é aquela notícia que está em todo lugar, todo mundo falando, mais do que provado, mas o caboco não acredita. Como é o caso da conclusão do ministério público, cujo parecer completo você encontra aqui pra download. Saiu no Tecmundo, claro, mas também no G1, site do MPF e em diversos outros sites. Que mais falta, hein?

E também a tolerabilidade que o povo tem com essas empresas, só porque não cobram nada da gente. BEOTEOS. “Ah, até a nasa já foi atacada!” Ou, “volta lá pro seu bancão, William”. Gente, pelo amor de Deus, como eu falei no outro vídeo, torcida de banco é demais né? Quero ver quando abrirem uma empresa no seu nome, como resultado dos dados vazados, quero ver se você vai dizer “não sumiu nem 1 real da minha conta, então tá tudo beleza”.

O que a gente contesta aqui não é o vazamento em si, isso realmente é complicado, os hackers estão sempre na frente. Agora, o que a gente sempre espera é transparência e honestidade das empresas que ficam com nossos dados.

Algo parecido tem acontecido com o Facebook. Tirou as páginas do ar, dane-se se é de direita, esquerda, da coluna do meio… Baseado em quê, ou em que lei, eles decidem o que a gente vai poder ver, hein? Bom, vamo ficar com uma polêmica só por vídeo!

Voltando pras vacas magras… O que o ministério público constatou?  Os dados cadastrais de quase 20 mil correntistas do banco inter FORAM comprometidos, ou seja, vazaram, com mais de 13 mil delas contendo dados bancários (incluindo a senha), endereço, CPF, telefone. Até dados de não clientes, de pessoas que fizeram transações com usuários do banco inter também vazaram: foram quase 5 mil dados de clientes comprometidos. Ah, além da exposição dos certificados digitais, como a gente falou nos vídeos também e até da chave privada do banco. Querdita?

Ah, outra coisa que não botaram fé foi a suposta tentativa do banco de calar as pessoas no meio do caminho. Falaram bastante que não acreditavam neles, e tal…

Nós mostramos a história do Ayub do Twitter e do Felipe Payão, do Tecmundo, aqui.  E não é que o MPF cita um caso MUITO Similar ao do Ayub? Não dá pra dizer exatamente que se trata dele – até porque eu entrei novamente em contato com ele, que me disse que está impedido de se pronunciar sobre o caso. Mas olha que nível chegou, segundo o MPF, o tratamento do banco com quem se dispôs a entrar “no meio do caminho” da história do vazamento de banco inter.

De acordo com o ministério público, esta testemunha supostamente foi ameaçada por representantes do Banco Inter, para encerrar a investigação particular que conduzia.

Olha o depoimento dessa testemunha, incluso na ação do MPF:

Tenso demais, não é? Por essas  razões,  o  Ministério  Público  do  Distrito  Federal pediu a condenação do Banco Inter S/A a pagar a quantia de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), a título de indenização por danos morais coletivos. O valor deverá ser revertido ao Fundo  de  Defesa  de  Direitos Difusos (FDD).

O engraçado é que os dados NOSSOS que foram vazados, mas o dinheiro vai pro GOVERNO, legal né? Na verdade não tem como saber de quem foram os dados vazados – o ideal seria exigir que o banco notificasse todos aqueles que tiveram os dados expostos.

Conclusão Psicológica, meu caro! Vai caber a você a decisão de abrir ou continuar mantendo a conta no Banco Inter. E tem dois lados nessa história: se for considerar que já vazou (e que talvez estejamos no meio do rolo também), fechar a conta pouco vai adiantar pra solucionar o problema dos seus dados estarem por aí, nas mãos de quem não deve, não é verdade?

Do outro lado, tudo no sistema financeiro gira em torno da confiança. E pra mim, pro ministério público também, o banco inter traiu a nossa – não por só permitir a falha, como também por negá-la a todo custo, mesmo com todos os indícios de que tinha angu nesse caroço.

Então, se você decidir por não dar seu voto de confiança pro banco – até porque ele continua sem se pronunciar sobre o ocorrido, imagino que seja bem justo também.

O que vc pretende fazer? Conta aí pra gente? Desde o começo a gente já vinha dando este toque pra você do que estava acontecendo com o banco inter. Então, pra ficar por dentro de todas as novidades que impactam o seu dinheiro, não se esquece de se inscrever no canal!

Um abração pra vc, cuide bem do seu dinheiro – sempre atento, confiando mas desconfiando sempre de quem você deixa o seu dinheiro – e tchau!

2 Comentarios

  1. Qual a Melhor Conta Digital para 2018? – Dinheiro com Você

    10 de agosto de 2018 at 11:58

    […] pra você! Principalmente se você ficou com dois pés atrás com o Banco Inter, por causa dos vazamentos dos dados que a gente falou aqui no canal.  Sofisa Direto, Neon, Agibank, Nuconta do Nubank, Banco Original, […]

    Responder
  2. BANCO INTER ASSUME VAZAMENTO PELA PRIMEIRA VEZ! – Dinheiro com Você

    16 de agosto de 2018 at 18:56

    […] tem fim a treta com o banco inter, não é mesmo? Tá feia a coisa! Se você não viu, tá tudo aqui pra você conferir. Ou fica aí, porque como eu sou brother, vou fazer um power resumo aí de […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!