EMPRÉSTIMO CONSIGNADO COM GARANTIA DO FGTS: VALE A PENA?

Você viu que agora dá pra pegar dinheiro emprestado, utilizando o seu FGTS como garantia, para o seu empréstimo consignado? Tá todo mundo falando disso, comemorando esta novidade. O governo fala q...

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Você viu que agora dá pra pegar dinheiro emprestado, utilizando o seu FGTS como garantia, para o seu empréstimo consignado?

Tá todo mundo falando disso, comemorando esta novidade. O governo fala que os juros são metade do que das outras opções do mercado. Hum!

Então é hora de tirar a barriga da miséria, e correr pra caixa fazer o seu empréstimo consignado? Será que faz sentido esta história de usar o FGTS pra isso?

Opa! Bão demais da conta?

Rapaz, to precisando de dinheiro, vamo fazer um acordo? Você me empresta 200 reais por mês e eu prometo que devolvo certinho pra você. Mas pagando metade da inflação só. E só devolvo se você ficar doente, for demitido ou quiser comprar uma casa. Bora?

Se você achou a minha proposta indecorosa, saiba que é o que o FGTS faz com o seu dinheiro! É assim, nessa beleza toda aí, que funciona o tal do FGTS.

Em 2013, muita gente comemorou a aprovação da lei que dava às empregadas o “direito de contribuir” para o FGTS. É como festejar o fato de ser obrigado a passar todos os domingos do ano assistindo ao Faustão.

Vou explicar pra você direitinho como funciona o FGTS e se vale a pena você pegar este empréstimo com juros “menores” aí. Bora comigo? Então se inscreve no canal!

Quando você tem a carteira assinada, você já entra nessa proposta bisonha aí do FGTS. 8% do seu salário vai pra uma conta da caixa, vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Acontece que o rendimento do FGTS é uma vergonha. Só de 1999 a 2014, o seu dinheiro perdeu 88% do poder de compra, com o FGTS rendendo aproximadamente 3% ao ano – e só.

Agora coisa ficou menos pior (não que tenha melhorado muito). O governo aplica o NOSSO dinheiro e devolve METADE do lucro pra gente – não falei que era legal esse FGTS! E se a inflação aumentar, nada garante que seu dinheiro não vai continuar apanhando lá, preso no FGTS, sem que você possa ao menos mudar de banco se vc quiser!

Recomendado: Nubank deu prejuízo! Meu dinheiro está seguro?

Aí você pode escutar o seguinte:

ah, mas não tem problema! Quem paga o FGTS é meu patrão, então tá beleza!

É memo?

Tem um conceito básico de economia que diz que a conta nunca pesa pra um lado só. Pensa bem: se o patrão paga mais, ele contrata menos. Se tem menos emprego, os trabalhadores, se quiserem um trampo, tem que aceitar receber menos.

Esse é o efeito da nossa legislação trabalhista: o patrão paga mais e o trabalhador recebe menos. Os dois perdem. Quem ganha, você sabe muito bem, é só o governo.

E agora tem mais essa notícia maravilhosa aí: você pode pegar dinheiro emprestado, usando o SEU dinheiro do FGTS como garantia. Aliás, só 10% desse dinheiro, na verdade, mais o equivalente a 40% da multa de uma demissão, se for o caso.

Agora este tipo de empréstimo com garantia do FGTS começou a ser oferecido pela Caixa, e em breve os outros bancos vão entrar na parada também. Os bancos agora conseguem fazer uma conta separada, contendo 10% do valor do seu FGTS, mais o valor referente aos 40% de uma eventual multa por demissão.

Os juros não poderão passar de 3,5% ao mês, e o governo disse que esse percentual até 50% menor do que o de outras operações de crédito disponíveis no mercado.

OPA! Em uma pesquisa rápida, dá pra gente ver fácil que já tem consignados atualmente na casa dos 2% ao mês. Aí já começa os “poréns”.

E se você acha que 3,5% ao MÊS uma boa taxa, tente pensar novamente. Vamos inverter de lado: se a gente pudesse aplicar mil reais nessa taxa, no prazo máximo (que são 48 meses)….

A gente teria, em dois anos, R$5213!!!

É uma taxa exorbitante, considerando o risco baixíssimo que o banco tem pra te emprestar o dinheiro, não é verdade?

E então, vale a pena fazer este empréstimo?

Coisas pra você considerar:

  • Se você atualmente tá pagando muito mais de juros, talvez devendo no cartão de crédito por exemplo, esse consignado com garantia do FGTS pode ser uma saída. Mas pesquisa aí outros tipos de consigado, pode ser que você ache juros menores
  • Tenta esperar os outros bancos começarem a oferecer esse produto. Concorrência leva a excelência, como dizem por aí. Nesse caso, leva a juros menores
  • Vê aí se realmente vale a pena comprometer parte de uma poupança acumulada durante uma vida inteira de trabalho, que é o FGTS. Se acontecer algum problema, o banco vai tomar o seu FGTS, simples assim.
  • E por último, empréstimo é empréstimo. O negócio é lutar todos os meses pra conseguir fazer o mês durar o salário inteiro, e viver com o nosso dinheiro – e não com o dinheiro dos outros.

Um abraço pra você , cuide bem do seu dinheiro, muito obrigado por você estar por aqui e tchau!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!