Principais ERROS no Imposto de Renda: Cuidado para não ser você!

Cuidado com os erros não intencionais (e outros intencionais) ao preencher seu imposto de renda! A brincadeira pode custar caro... Confira estes 7 erros!

Compartilhe este
conteúdo

    Compartilhe este
    conteúdo

Principais Erros no Imposto de renda

Eh, declaração do imposto de renda tá aí, leão batendo na sua porta! E Tão importante quanto prestar contas ao leão, é cuidar pra que ele não pegue você – ou  seja, que você não caia na malha fina do danado do felino. Você sabe exatamente o que fazer pra não ser pego pelo bichano? Sabe como evitar os principais erros no Imposto de Renda?

Então, presta atenção nessas dicas aqui! Se não baixou o programa, vai lá!

Fala meu grande amigo, tudo bão demais da conta? Existem diversos erros que as pessoas cometem na declaração de imposto de renda. Com essas dicas, tenho certeza que não vai ser você quem vai ficar preso nessa tal de malha fina do leão aí.

Se você não viu o primeiro vídeo dessa série de Imposto de Renda, clica aqui!

Sem mais delongas, vamo lá? Os principais erros estão aí!

1) Não declarar os seus rendimentos ou do seu coleguinha

Ddeclarando em conjunto com seu cônjuge, é claro que você tem que contar o rendimento dos dois! Sem chance pra esquecimento! E omitir alguma coisa pode fazer você ter um encontro marcado com o felino…

 2) O Clone

Ah, e nada de duplicar o seu filho no imposto de renda não, hein? Não custa lembrar, ele é um só, então só deve entrar em UMA ÚNICA DECLARACAO, ou sua ou do seu conjuge! Nada de duplicar o coitado na declaração dos dois , hein?

3) O sócio do hospital

Não vai tentar “inflar” os seus gastos com saúde, só pra conseguir mais dedução de imposto não hein? Não tem jeito de dar migué, você tem que ter o comprovante e o CPF/CNPJ de quem recebeu.  A receita faz o cruzamento pra saber, pode ficar tranquilo. Só vale colocar os seus gastos e de seus dependentes, e você pode colocar, por exemplo, os gastos com o plano de saúde, consultas e até próteses.

4) O rei da educação

Aqui tem dois erros principais. Ao contrário das despesas médicas, que não tem limite de abatimento, as despesas com educação só podem ser abatidas até o limite de R$3561,50 por dependente. Se gastou mais, paciência: só pode abater até esse limite. E também não adianta declarar o cursinho da internet pro leão: podem ser batidas apenas despesas com ensino técnico, fundamental, médio, superior, pós-graduação, mestrado e doutorado. Nada mais. Lista de materiais escolares, aulas de inglês, espanhol, cursinhos para vestibular, etc, fica tudo de fora. Senão o leão te pega!

5) O Imprevidente

Se você tem previdência privada do tipo VGBL, nem adianta tentar deduzir nada: são só os PGBL (que é o tal do Plano Gerador de Benefício Livre) que são dedutíveis, e ainda por cima, limitados a 12% do rendimento tributável! Também dá pra deduzir os planos de pensão, se sua empresa oferece este benefício.

Só que, voltando ao PGBL, não fica aí empolgado em deduzir imposto não! Isso funciona como se fosse um “adiantamento” do pagamento, já que quando você for resgatar, vai ter que pagar imposto e não só em cima da rentabilidade, mas sim em cima do valor TOTAL do Investimento!

6) O Desinformado

Não é porque você não paga imposto que você não tem que declarar. Uma coisa não tem nada a ver com outra. Por exemplo: se você investe em ações, tem que declarar, mesmo se não vender. O mesmo acontece com os bitcoins, são bens que o leão quer saber a todo custo se você tem. Até pra você justificar sua evolução de patrimônio no futuro: imagina se estes ativos bombam, quero ver qual vai ser a sua DR com o leão pra explicar a evolução do seu patrimônio

7) O Descuidado

Cuidado para não digitar valores de rendimentos errados. Eles precisam estar meticulosamente corretos, porque as empresas pagadoras também informam isso para a Receita e os dados são cruzados para conferência. Separa um tempo pra conferir tudo direitinho (um zero a mais ou a menos, imagina o estrago). Vale a pena revisar tudo com calma, é muito melhor e causa menos efeitos colaterais que mandar errado pro leão.

E os investimentos? Como eu declaro? Tesouro Direto, fundos de investimento, ações, “bitcão”, e até a famigerada (“fami” o quê?) poupança? Ah, esse assunto merece um vídeo separado!

No terceiro e ÚLTIMO vídeo sobre imposto de renda, eu mostro pra você! Clica aqui pra você assistir!

Ah, deixa o seu like e compartilha esse vídeo, se você gostou! Se inscreve no canal também!

E Lembre-se: o prazo final para entregar a declaração é 30 de Abril. E deixa logo de preguiça e não deixa para última hora!

Bem, é isso! Abração, e cuide bem do seu dinheiro! Fuuuuuui, que o leão tá rugindo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinheiro com Você

Receba em primeira mão os conteúdos do canal mais dinheirudo do Brasil!